Educação

Professores ministram revisão Pré-Enem para detentos na Casa de Custódia

Sábado - 15/07/2017 às 20:07



Foto: Reprodução Foto
Foto

Dentro da programação educacional do sistema prisional do Piauí, 126 detentos participaram, na manhã deste sábado (15), no ginásio da Casa de Custódia de Teresina, da primeira revisão Pré-Enem para Pessoas Privadas de Liberdade.

A revisão - promovida, desde 2015, pelas secretarias de Justiça e de Educação - foi ministrada por professores da rede pública estadual de ensino, abordando e discutindo questões nas disciplinas Linguagens, Biologia, Química, Matemática, Física e Redação.

"Essa iniciativa reforça o ensino nos presídios. Assim, podemos contemplar a reeducação, de fato, dessas pessoas, que estão privadas de liberdade, mas buscam oportunidades para mudar de vida", pontua Jussyara Valente, coordenadora de Ensino Prisional da Secretaria de Justiça.

Manoelito dos Santos, detento da Penitenciária Irmão Guido, sempre participa das revisões e presta o Exame Nacional do Ensino Médio. "Nós ficamos satisfeitos com essa oportunidade, gratos pela fé que todos têm em nossa esperança de sairmos daqui transformados", diz.

No ano passado, Manoelito fez 800 pontos na Redação do Enem. O gerente de Pré-Enem da Secretaria de Educação, Wellington Soares, destaca a parceria com a Secretaria de Justiça e a importância da participação dos reeducandos nos projetos de educação.

A revisão contou com detentos da Irmão Guido, Feminina de Teresina, Colônia Agrícola Major César, Casa de Detenção de Altos e da própria Casa de Custódia. O secretário de Justiça em exercício, Carlos Edilson Sousa, observa que a educação é a principal diretriz na ressocialização.

"Nós acreditamos no poder transformador da educação e temos que parabenizar aqueles que também acreditam. O ensino no sistema prisional cresceu mais de 290%, em menos de dois anos e 30% dos reeducandos estão estudando. Vamos avançar mais", frisa.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: