Professores agora têm direito à vacinação contra a gripe

Serão contemplados todos os professores, do ensino básico ao universitário, tanto da rede pública como da particular


Vacinação contra a gripe

Vacinação contra a gripe Foto: Divulgação

Os professores da rede pública e particular agora também têm direito de receber a vacina contra a influenza, também conhecida como gripe. A campanha nacional de vacinação se inicia na próxima segunda-feira (17) e segue até o dia 26 de maio.

Serão contemplados todos os professores, do ensino básico ao universitário, tanto da rede pública como da particular. “Para receber sua dose, basta comparecer a qualquer uma das 104 salas de vacina de Teresina e apresentar seu contracheque, comprovando sua profissão”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba.

A diretora informa ainda que a FMS está organizando uma parceria com as instituições de ensino superior públicas e privadas para que elas mesmas realizem a administração das doses em seu corpo docente.

A campanha segue até 26 de maio, com o dia de mobilização nacional marcado para o dia 13 de maio. Neste período, todas as 104 salas de vacina da capital estarão vacinando contra os tipos mais graves da doença, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2, com validade de ano. Este ano a meta é vacinar 90% do público-alvo, estimado em 178.981 pessoas na capital.

Os grupos prioritários são os maiores de 60 anos, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os trabalhadores da saúde, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Ontem (10), a FMS iniciou a imunização dos trabalhadores da saúde, que terão acesso à vacina em seus locais de trabalho, sejam UBS ou hospitais. “Os que trabalham em instituições particulares serão imunizados de acordo com cronograma já estabelecido pelos próprios estabelecimentos”, informa Amariles Borba.

“Com a vacinação, podemos reduzir de internações, complicações e mortes, especialmente nos grupos vulneráveis que estão sendo contemplados pela campanha”, diz Amariles Borba. “Existem evidências de que a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização, um benefício substancial tanto do ponto de vista individual, quanto para a sociedade”, completa a diretora.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: