Educação

Inscrições para o Enem 2017 encerra nesta sexta-feira (19)

A taxa é de R$ 82, mas grande parte dos estudante têm direito à isenção do valor.

Quinta - 18/05/2017 às 12:05



Foto: Enem 2017 Enem 2017
Enem 2017

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 chegam ao fim amanhã, 19 de maio. A taxa para cadastro é de R$ 82 e o pagamento pode ser feito até 24/05. O balanço divulgado às 19h de ontem (17) registrou 4.856.314 inscritos. 

Faça sua inscrição no Enem 2017

O número de inscritos deste ano têm sido inferior às últimas edições. No ano passado, o mesmo período apresentou mais de 6 milhões de inscrições realizadas. Para se ter uma ideia, os 4 milhões do Enem 2017 foram alcançados na última terça-feira (16), sendo que em 2016 esse número foi superado em apenas uma semana. 

Como faço a inscrição?

As inscrições podem ser feitas pelos estudantes que estejam no ensino médio ou já tenha concluído os estudos. Quem está no 1º ou 2º ano só fará o Enem como treineiro, enquanto os demais podem usar as notas para ingresso no ensino superior. Para se inscrever no Enem 2017 é preciso informar seu CPF e e-mail e telefone próprios para a validação das informações e recuperação de senha, além de dados pessoais e escolares.

O formulário de inscrição do Enem 2017 conta, também, com a identificação de cor e raça. É importante preencher corretamente o questionário socioeconômico, já que ele não pode ser alterado ao fim da inscrição. Outro ponto importante é informar se você precisa de atendimento especializado ou específico. Saiba a diferença deles nesta notícia. 

Como pedir a isenção?

Estudantes do terceiro ano do ensino médio têm direito a isenção automática, a qual é concedida com base nos dados de escolaridade fornecidos pelo participante. Já os demais podem pedir a isenção se forem de família de baixa renda, ou seja, estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais em colégios particulares e que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. 

Outra forma de conseguir a isenção é estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A concessão de isenção por renda leva em consideração o que é respondido no questionário socioeconômico da inscrição do Enem 2017. 

Nome Social

A solicitação do uso do nome social terá um período específico: de 29 de maio a 4 de junho. Enquanto isso, a inscrição deve ser feita normalmente, utilizando o nome de registro civil. 

Aplicativo

Aplicativo oficial do Enem 2017 está disponível

O aplicativo oficial do Enem 2017 foi lançado na tarde da última quarta-feira (17). Nele é possível acompanhar a inscrição, acessar notícias do exame e conferir outros dados ao longo do cronograma.  Pais, professores, jornalistas e sociedade em geral contam com a possibilidade de fazer o download do aplicativo oficial do Enem 2017 para acessar as informações que não necessitam de login. 

Enem 2017

Pela primeira vez, o Enem será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. As provas sofreram mudança de dias após consulta pública.  A divisão das áreas do conhecimento também sofreu alterações no Enem 2017. O primeiro domingo trará Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a Redação. Já o segundo ficará por conta de Matemática e Ciências da Natureza. 

Outras mudanças estão relacionadas à presença do número de inscrição e nome do participante nas provas e nos cartões de respostas e o fim do uso do Enem para a certificação do ensino médio, o qual será substituído pelo Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

Como usar o Enem?

O Enem pode ser usado para entrar na faculdade, sendo suas notas utilizadas no SiSU. Além disso, é possível conseguir bolsas de estudos no ProUni e financiar o curso com o Fies. Estudar em Portugal com a nota do Enem também é possível. Diversas instituições portuguesas usam a pontuação do exame para o ingresso de brasileiros. 

Fonte: Brasil Escola

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: