Educação

PROVA

Inscrições para exame de obtenção do Celpe-Bras terminam nesta sexta

Provas serão realizadas entre 11 e 14 de março

Da Redação

Quinta - 16/01/2025 às 10:15



Foto: Divulgação/Inep Exame de obtenção do Celpe-Bras
Exame de obtenção do Celpe-Bras

As inscrições para o exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2025/1 se encerram nesta sexta-feira (17). Quem tiver interesse deve se inscrever pelo Sistema Celpe-Bras. As provas ocorrerão entre 11 e 14 de março.

Ao se inscrever, é necessário informar o país e o local onde deseja realizar o exame, o número do passaporte ou de um documento de identidade válido no país onde está se inscrevendo, além da data de nascimento, e fornecer um e-mail e telefone válidos.

Participantes que precisarem de atendimento especial ou quiserem ser tratados pelo nome social no dia da prova devem fazer o pedido no momento da inscrição e enviar documentos comprobatórios da necessidade.

O exame é organizado pelo Inep e é considerado um meio oficial de certificar proficiência em português. O Ministério da Educação reconhece o Celpe-Bras como essencial para estrangeiros que desejam comprovar seu domínio da língua.

A prova tem duas partes: uma parte escrita, com quatro tarefas de produção de texto, que deve ser feita em até três horas; e uma parte oral, que consiste em uma conversa de 20 minutos entre o participante e os avaliadores. O desempenho nas duas partes é o que define a proficiência do candidato.

Cronograma:

  • Inscrição: de 6 a 17 de janeiro
  • Pagamento da taxa: de 6 a 22 de janeiro
  • Confirmação dos locais de aplicação: de 6 a 24 de janeiro
  • Atendimento especial e nome social: de 6 a 17 de janeiro
  • Resultado dos pedidos de atendimento: 24 de janeiro
  • Período de recursos: de 27 a 31 de janeiro
  • Resultado dos recursos: 3 de fevereiro
  • Provas: de 11 a 14 de março
  • Resultado final: 27 de maio

O Celpe-Bras é um exame oficial no Brasil para certificar a proficiência em português como segunda língua. As provas são aplicadas em postos aplicadores como universidades, embaixadas, consulados e centros culturais.

O certificado é aceito por universidades brasileiras para a matrícula em cursos de graduação e pós-graduação, além de ser válido para a validação de diplomas de estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: