Educação

Formações preparam pedagogos para educação integral

A atividade faz parte do Programa da Gestão de Políticas de Alfabetização (GAL)

Sexta, 22/03/2019 às 17:03



Foto: Ascom/Semec Foto
Foto

Começaram esta semana as formações com os coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Teresina dentro do Programa da Gestão de Políticas de Alfabetização (GAL), uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o Instituto Ayrton Senna. O objetivo é organizar processos de gestão no âmbito da sala de aula, da escola e da  Semec para que seja assegurada a alfabetização de todos os alunos no tempo certo.

Este ano, as turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental serão avaliadas constantemente para um acompanhamento mais efetivo das ações de alfabetização. Um dos destaques do programa é o protagonismo dos pedagogos, já que a condução das capacitações será de responsabilidade de dez pedagogos que atuam em unidades de ensino da Rede Municipal.

Teresa Cristina, da Escola Municipal Mário Quintana, é uma das formadoras selecionadas para o trabalho. Durante o primeiro encontro prático do GAL, ela destacou que o conteúdo programático das formações é baseado na realidade das escolas. “É o que já fazemos no nosso dia a dia, mas de forma a melhorar as práticas para entender como desenvolver as competências socioemocionais dos alunos a partir da rotina de sala de aula”, explicou.

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, pontuou a importância desse processo para a formação integral dos alunos. “Essa parceria chega para garantir a alfabetização na idade certa, contribuindo para manter o fluxo escolar regular. O Programa da Gestão de Políticas de Alfabetização envolve e compromete profissionais de todas as instâncias da gestão educacional com o sucesso da alfabetização: sala de aula, unidade escolar e secretaria de educação”, destacou.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: