Educação

Formação Jovem de Futuro visa melhorias no ensino público

Terça - 26/03/2019 às 20:03



Foto: Reprodução Foto
Foto

O 1º Encontro de Formadores do Piauí, da ferramenta de gestão Jovem de Futuro, que acontece no Gran Hotel Arrey.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu na manhã desta terça-feira (26) o 1º Encontro de Formadores do Estado do Piauí, da ferramenta de gestão Jovem de Futuro, que acontece no Gran Hotel Arrey. A iniciativa tem como objetivo alinhar os principais conceitos, valores e princípios que subsidiam o Jovem de Futuro, a fim de fortalecer e instrumentalizar a equipe de formadores do Estado do Piauí no apoio à implementação do Circuito de Gestão na rede.

A programação foi aberta com a participação do diretor da Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA), Ellen Gera, na oportunidade agradeceu a parceria com o Instituto Unibanco e falou da importância da formação. "Estamos com uma agenda importante de apacitar um time de formadores para que possamos da autonomia e autoridade para as Gerências Regionais de conduzirem o Circuito de Gestão no quesito de formação dos novos atores nas próprias Gerências Regionais. O Circuito JF, é quase uma formação em serviço o tempo todo, ele traz essa metodologia de como organizar nossas ações voltadas para resultados, e o resultado que buscamos é o de aprendizagem que possa da para nosso estudante uma formação de cidadão de alta expectativa de aprendizagem para que ele possa chegar nas nossas escolas de fato transformar sua vida para que lá na frente ele  siga para uma vida bem melhor na sua família, mercado de trabalho na universidade, enfim como empreendedor, o que a gente espera, é ter uma escola que tenha uma competência adequada para da essa alta expectativa para os estudantes", declara o gestor.

Gera falou ainda que o Piauí tem avançado de forma bem rápida em relação a outros estados. "Ainda temos que avançar muito, mas, uma coisa já fizemos, organizamos algumas ações, escolhemos algumas estratégias, e o que temos conversando com todos os nossos colaboradores inclusive o instituto Unibanco, Fundação Lemann, é que o Piauí está no rumo certo. Estamos fazendo um bom diagnósticos estamos tendo uma consciência dos nossos problemas", afirmou.

A formação é mais uma estratégia na busca de melhoria na qualidade do ensino. "Hoje estamos formando um grupo de lideres formativos, para que cada Gerência Regional possa ter essa capacidade de sempre que um técnico novo  ingressar na GRE  e na escola ele possa ter essa formação e garantia que o projeto seja executado com sucesso", declarou Ellen Gera.

Dentre os resultados já alcançado esses quatro anos de implantação do JF no Piauí, Ellen Gera afirma que o Circuito de Gestão é uma parceria entre Seduc e Instituto Unibanco, voltado para resultados de aprendizagem. "A premissa é se eu tenho uma gestão eficiente automaticamente vou ter um resultado de aprendizagem melhor, nosso objetivo é ter uma rede que tenha um profissionalismo  no fazer da gestão para que nosso aluno seja os grandes beneficiados dessas ações", explicou.

O diretor finalizou falando dos resultados já obtidos, como a taxa de aprovação escolar quem tem aumentado significativamente nos últimos anos e também aumentado a proficiência em português e matemática , com esses indicadores já se percebe que o circuito tem trazido beneficio para a rede.

O evento prosseguiu com a participação das formadoras do Instituto Unibanco, Elisângela Pires e Teresa Scofano, onde abordaram,  Alinhamento e implementação do Jovem Futuro no PI; Gestão Escolar Orientada para Resultados de Aprendizagem dentre outros temas.

Participam do encontro seis técnicos da Gerência de Ensino Médio (GEM) e 21 Coordenadores de Ensino das Gerências Regionais da Educação (GRE) e prossegue até quinta-feira (28).

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: