Educação

Estudantes da Escola Municipal Valter Alencar participam do I Mix Cultural

Programação contou com dança, teatro, música e exposições

Quarta - 19/12/2018 às 19:12



Foto: Reprodução Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Alunos da Escola Municipal Professor Valter Alencar participaram do I Mix Cultural, um evento que envolveu apresentações de danças, teatro, música, declamações de poesias, exposição de trabalhos, pinturas e comidas típicas.

A atividade faz parte das disciplinas diversificadas inseridas no currículo das escolas que atuam em jornada de Tempo Integral. Segundo a professora de protagonismo juvenil, Juliana Malherme, a ideia surgiu após uma roda de conversa com alunos do 9° ano, que questionaram sobre qual seria o legado deixado por eles na Escola Municipal Professor Valter Alencar. “Os estudantes começaram a questionar sobre como seria a marca deixada por eles, uma vez que este é o último ano deles na Instituição. Muitos reforçaram que estudam na escola desde os 6 anos de idade e tem uma história de vida na escola”, conta a professora.

“Refletindo sobre a proposta dos alunos, a equipe gestora, professores, funcionários e todos os alunos da escola começaram a pensar em algo que aliviasse as tensões tão comuns no cotidiano escolar (provas, tarefas, simulados, etc), principalmente em uma jornada de tempo integral. Foram os alunos que pensaram em momentos de relaxamento e descontração. Daí a ideia de uma atividade cultural, mais que isso, um Mix de expressões culturais, tudo junto e misturado. Então toda a equipe escolar se empenhou para fazer o evento acontecer”, destaca Gildenys Dias, gestora da escola.

O Mix Cultural é ainda uma mostra da interdisciplinaridade das disciplinas da grade curricular comum e do núcleo diversificado. É apostando nesse dialogo entre os componentes curriculares que a Escola Valter Alencar, agora em jornada de tempo integral pretende reforçar os vínculos afetivos dos alunos e familiares.

“Foi muito bonito vê o envolvimento de nossos alunos, desde os primeiros ensaios, elaboração de roteiros e organização de todo o espaço. Nossos jovens têm tantos talentos, precisamos reconhecê-los e mais que isso deixá-los manifestar. O espaço escolar é ideal para isso”, relata a professora Juliana.

“A identidade enriquece o respeito nos unindo”, finaliza a diretora da escola, encantada com tantos talentos descoberto neste primeiro Mix Cultural.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: