Educação

Enem 2018 é uma das maiores preocupações do novo ministro

Além das tradicionais medidas de segurança, nesta edição os aplicadores poderão revistar artigos religiosos, como burca e quipá

Terça - 17/04/2018 às 16:04



Foto: Arquivo/Agência Brasil Enem
Enem

Todos os anos uma das grandes preocupações do Ministério da Educação (MEC) é com a segurança e sigilo das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O novo Ministro, Rossieli Soares, garantiu que todos os esforços serão feitos para que o Enem 2018 seja realizado com tranquilidade e segurança.

Segundo informações da Agência Brasil, Rosseli lembrou que serão poucas as mudanças no Enem com relação à última edição. O Ministro ainda afirmou que a maior preocupação do MEC é com a segurança, por isso várias instituições acompanham a realização do Enem, além do apoio da Polícia Federal.

Medidas de segurança

A logística de distribuição das provas do Enem conta com atuação de diversos organismos de Segurança Pública. Para 2018, o apoio dessas instituições deve ser mantido e, em alguns casos, ampliado.

Desde a edição de 2015, os locais de provas do Enem contam com detector de metais nos portões e nos banheiros, para evitar possíveis fraudes. Essa medida está sendo aprimorada em cada edição, aumentando o número de detectores. Outra precaução tomada pelo MEC é a identificação mais criteriosa dos candidatos, inclusive com biometria.

A partir do Enem 2018, os aplicadores poderão revistar artigos religiosos portados pelos participantes: como burca e quipá, por exemplo. Também serão revistados materiais próprios, que serão utilizados nas provas: máquinas perkins, reglete, punção, lupa, luminárias e/ou tábuas de apoio ou outros itens, previstos em edital, que devem ter o uso solicitado no ato da inscrição.

Enem 2018

As inscrições para o Enem 2018 estarão abertas entre os dias 7 e 18 de maio, pela internet. Veja como inscrever para o Enem. As provas estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, distribuídas da seguinte forma:

1º dia: Redação;

45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas;

2º dia: 

45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília, e o exame será aplicado a partir das 13h30, horário de Brasília. A duração será de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo dia.

Fonte: Brasil Escola

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: