Educação

Cursos da Uespi são destaque nos conceitos CPC e IGC

Dos 78 cursos avaliados, 13, obtiveram nota 4 de avaliação.

Sexta - 21/12/2018 às 12:12



Foto: Reprodução UESPI
UESPI

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou os conceitos do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC) com os códigos dos cursos e das IES respectivamente. Os dados são referentes a 2017 e foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 18 de dezembro, na sede do Instituto, em Brasília (DF). No Portal do Inep estão disponíveis as tabelas com os resultados dos dois conceitos.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) obteve resultados satisfatórios no CPC, onde dos 78 cursos avaliados, 13, obtiveram nota 4 de avaliação. O CPC é o indicador dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Enade e de outras informações, como uma comparação entre a nota dos estudantes ingressantes e concluintes, do perfil dos professores e dados do questionário respondido pelos participantes do Enade. Cada curso tem o CPC calculado a cada três anos. Dentre os cursos de destaque estão: Letras- Português, Pedagogia, Bacharelado em Biologia, Geografia, Ciência Sociais e Filosofia, onde a maioria são cursos de licenciatura.

A universidade conquistou conceito 3 no IGC. Isso foi ocasionado mais por seus cursos de Mestrado, que apresentaram alto desempenho, com índice 4,5, em uma escala de zero a cinco, do que por seus cursos de graduação, que obtiveram conceito 2,54. Vale lembrar que o IGC é o indicador que avalia as instituições de ensino superior públicas e privadas (universidades, centros universitários ou faculdades), calculado com base na média do CPC dos cursos nos três anos anteriores, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação, que também é trienal.

De acordo com o pró-reitor de ensino e Graduação, Pedro Soares Júnior, a universidade manteve-se com seu bom desempenho. “Obtivemos resultados satisfatórios, visto que tivemos 78 cursos avaliados, e desses 83,4% obtiveram notas superiores ou iguais a 3 (média geral), mantendo-se na média do país. Estaremos sempre trabalhando para que possamos otimizar todos os resultados”, destaca.

Fonte: Ascom - Uespi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: