Educação

A um mês do Enem, estudantes se preparam para a intensa maratona de provas

Rotina de estudos é intensa com a proximidade das provas

Domingo, 09/10/2016 às 17:10



Foto: www.imaginie.com Enem
Enem

A um mês do ENEM, estudantes se preparam para conseguir o sonho do ensino superior

Entrar em um curso de ensino superior é um sonho de muita gente. Para se chegar a essa meta, porém, são necessários alguns esforços. Movidos com esse intuito, milhões de estudantes em todo o país se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro de 2016, em todo o Brasil.

O exame é o principal acesso ao ensino superior público no país. Além disso, a nota do ENEM é utilizada para ingresso nos programas Universidade para Todos (PROUNI) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Algumas instituições privadas também adotam a nota no exame para a seleção de alunos.

Para isso, muitos estudantes enfrentam um grande trabalho de preparação durante todo o ano. É o caso da estudante Mayla Andrade. Ela faz curso técnico do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e preparatório para o ENEM. Objetiva fazer o curso de Nutrição ou Alimentos.

Ela conta que passa o dia todo em sala de aula, no curso técnico e no preparatório e que quando chega em casa tenta organizar os horários para dar conta das orientações dos professores: “Eu estudo no preparatório de 7 de manhã às 12 e meia de segunda a sexta e a tarde estudo no IFPI até às 18 horas. Aí quando eu chego em casa, eu reviso as matérias, os assuntos, leio artigos que os professores sugerem revista, livros e sites”.

Mayla também conta que é bastante atenta à redação. Ela produz uma por semana e fica antenada no que pode cair: “Tenho aula uma vez por semana de redação, produzo uma por semana, e leio sobre alguns possíveis temas”.

Alguns estudantes optam por fazer a prova como "treineiro" para ganhar experiência, e depois, encarar para valer. É o caso da estudante Maria Carlolina, de 18 anos. Ela está na batalha desde o ano passado para conseguir boas notas para o Enem. Conta que esta é a segunda vez que fará o exame. "Ano passado foi só teste, este ano vou fazer para valer e espero me sair bem. Estou me preparando intensamente para as provas!", disse.

Fonte: Roberto Araújo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: