Teresinense já sabe como vai usar o dinheiro do 13º

Lazer e pagamento de dívidas estão entre as prioridades dos trabalhadores


Teresinense fala sobre como vai gastar o 13° salário

Teresinense fala sobre como vai gastar o 13° salário Foto: TV Assembleia

Trabalhadores do mercado formal, entre eles aposentados pensionistas e empregados domésticos, serão beneficiados com o pagamento do 13º salário, que impulsiona a economia brasileira todo final de ano. Lazer e pagamento de dívidas estão entre as prioridades dos trabalhadores que recebem o beneficio.

Veja algumas dicas para utilizar o 13º de forma consciente

Use o décimo terceiro para pagar dívidas

Priorize o pagamento das dívidas em atraso e com juros maiores. Entrar no rotativo do cartão de crédito e usar o cheque especial como complemento da renda pode complicar a vida financeira de muitas pessoas.

Se possível, antecipe o pagamento de parcelamentos que representarem boa vantagem financeira, como a redução de juros. As demais contas previstas no orçamento devem ser mantidas no planejamento mensal, assim você pode investir o que sobrar de forma mais estratégica.

Pague despesas extras à vista

Se você deixou o planejamento financeiro de lado ao longo do ano, é possível que não esteja preparado para as despesas extras típicas desta época (Festas, férias, 13º salário dos empregados etc.) e os gastos de início do próximo ano (despesas escolares, IPTU, IPVA etc.).

Utilize parte da renda extra para negociar tudo à vista com desconto, bem como evite entrar em novos parcelamentos. Use a criatividade: troque a viagem internacional por roteiros nacionais, presenteie com pequenas lembranças ou organize um amigo secreto entre os amigos e familiares.

Use o décimo terceiro para se presentear

Ninguém é de ferro e o décimo terceiro salário também pode servir para realizar sonhos. Depois de direcionar o seu dinheiro, considerando as prioridades no seu orçamento, é hora de reservar um valor para se presentear.

Viajar, mudar a decoração da casa, comprar uma TV nova ou trocar o celular. Vale tudo, desde que sua escolha caiba no bolso e não implique em novas dívidas parceladas.

É importante poupar dinheiro
Lembre-se que o dinheiro deve trabalhar a seu favor, e não o contrário. Aproveite o momento para criar uma cultura de poupança e usar a renda extra para compor uma reserva financeira ou reforçar os investimentos já existentes.

Faça uma verdadeira faxina no orçamento, eliminando todos os gastos supérfluos. Defina objetivos de curto (até 1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo prazo (acima de 5 anos) para não perder o foco ao longo do caminho.

Fonte: TV Assembleia

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: