Economia

Preço do diesel e gasolina sobem nas refinarias; 3º aumento do mês

O repasse ou não do aumento para os consumidores finais fica a critério das distribuidoras e postos

Da Redação

Quinta - 19/09/2019 às 09:43



Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil Gasolina
Gasolina

A partir de hoje (19), o preço da gasolina e do diesel fica mais caro nas refinarias. A gasolina foi reajustada em 3,5%  e o diesel em 3,5%. Este é o terceiro reajuste no preço do diesel somente neste mês. O aumento se deu após anúncio feito pela empresa dois dias depois da cotação internacional do petróleo ter disparado, em decorrência de ataque a uma refinaria na Arábia Saudita, que comprometeu a oferta global da commodity.

Os repasses dos reajustes aos consumidores finais, nos postos, dependem de diversas variáveis, como margens de distribuidoras e revendedoras, tributos e mistura de biocombustíveis. O valor cobrado pela Petrobras na venda de gasolina equivale a cerca de 30% do preço final. No caso do diesel, o valor de venda da empresa equivale a 50% do preço de bomba.

O ataque às instalações da Aramco chegou a retirar de operação 5,7 milhões de barris por dia em capacidade, mas depois a empresa informou que grande parte já foi restabelecida e que a produção total será rapidamente restaurada. A tensão no Oriente Médio segue elevada, após o ministro da Defesa saudita mostrar destroços de drones e mísseis, dizendo que são evidências "inegáveis" de agressão iraniana.

Fonte: Com informações da Reuters

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: