Economia

Piauí vai sediar III Encontro dos secretários do Matopiba nesta quarta (22)

No encontro será assinado um termo de cooperação técnica entre os quatro estados do Matopiba

Redação

Segunda - 20/01/2020 às 22:23



Foto: Indústria Hoje Soja
Soja

O Piauí vai sediar o III Encontro dos secretários estaduais de Agricultura do Matopiba nesta quarta-feira (22). A reunião ocorrerá na Sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa e iniciará às 8h. Segundo Simone Pereira de Farias Araújo, secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, foi confirmada a presença de todos os secretários da região do Matopiba.

Durante a reunião, será assinado um termo de cooperação técnica entre os quatro estados e o protocolo de intenções para iniciar a elaboração de um projeto que será financiado pelo Banco Mundial no valor de RS$ 15 milhões.

As reuniões entre secretários de agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia vêm sendo realizadas há cinco meses e no encontro de Teresina será criado o comitê do Matopiba no Piauí. “Esse comitê será formado pela Secretaria do Agronegócio e instituições afins, como o Interpi, já que a regularização fundiária é um dos grandes desafios. Também teremos participação da Secretaria do Meio Ambiente, no que diz respeito ao licenciamento ambiental, da Adapi, órgão de controle, da representação do Ministério da Agricultura (MAPA), Incra, já que na região do Matopiba, o órgão possui vários assentamentos e também da Secretaria de Planejamento”, explica Simone Araújo.

Após a assinatura de protocolo e do termo de cooperação técnica, técnicos da Secretaria do Agronegócio vão percorrer as regiões do Piauí que compõem o Matopiba para analisar a realidade e levantar as necessidades específicas da região para elaboração do projeto a ser enviado ao Banco Mundial. “Na reunião, vamos estabelecer prazos para realização de visitas técnicas e elaboração do projeto levando em conta as necessidades de cada estado que faz parte do Matopiba”, explica Simone.

Durante o encontro, também será discutido o decreto do Governo Federal criando a Agência Matopiba, realização de feiras estaduais de agronegócios da região. Na pauta, também será tratado sobre o seminário Matopiba – Cerrado Sustentável a ser realizada na 20ª Agrotins, que ocorrerá no período de 5 a 9 de maio de 2020, no Centro Agrotecnológico de Palmas – Tocantins; bem como a participação do Matopiba na Feira Internacional de Agricultura (Agritech), marcada para o período de 17 a 19 de junho deste ano, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Na pauta deste encontro também será discutida uma agenda para a IV Reunião de Secretários de Agricultura do Matopiba.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: