Economia

Piauí Fomento firma parceria para facilitar acesso de pequenos produtores ao crédito

Pela parceria, a cooperativa prestará serviços de assistência técnica junto aos produtores rurais que solicitarem os financiamentos

Redação

Sexta - 27/11/2020 às 14:13



Foto: Geneide Santos Assinatura Convênio
Assinatura Convênio

Para ampliar a sua atuação e, com isso, levar as linhas de crédito aos produtores rurais das várias regiões do Estado, a Piauí Fomento assinou, hoje de manhã, um termo de cooperação técnica com a Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar. A solenidade foi realizada na sede da vice-governadoria e contou com a presença da vice-governadora Regina Sousa, do presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Evérton, os diretores Evaldo Ciríaco e Carlete Freitas, e de representantes da COOTAPI.

Pela parceria, a cooperativa prestará serviços de assistência técnica junto aos produtores rurais que solicitarem os financiamentos, "além de possibilitar essa intermediação entre a instituição financeira e aqueles que estão necessitando de um apoio às suas atividades agrícolas nos mais distantes lugares do estado", pontuou Luiz Carlos Evérton. Os recursos para a linha de crédito agrícola da Piauí Fomento são oriundos do Governo do Piauí, por meio do FEP (Fundo Especial de Produção).

Com taxas subsidiadas, o crédito é de até R$ 50 mil, com prazos que podem se estender a 60 meses, carência de até 12 meses e juros a 3% ao ano. Um socorro que vem apoiar o pequeno produtor rural também atingido pelos efeitos da pandemia.

"Os nossos esforços são para conseguirmos interiorizar a atuação da agência de fomento. Temos as condições e os recursos para atender quem precisa de crédito facilitado, especialmente nesse momento, e, por outro lado, a cooperativa nos ajudará a mapear esses pequenos produtores rurais por todo o Piauí", disse Regina Sousa, justificando a importância da parceria técnica.

Para a presidente da cooperativa de técnicos, Edinalva Costa, o termo assinado com a Piauí Fomento vai fortalecer a entidade porque vai gerar novos desafios profissionais. "Mas o mais importante será viabilizar, por meio de nossa intermediação, um apoio financeiro aos agricultores familiares, tão carentes de políticas públicas".

A COOTAPI surgiu há 26 anos e conta em seus quadros de cooperados profissionais das diversas áreas ligadas ao campo: engenheiro agrônomo, técnicos em agropecuária, pedagogos, assistente social, técnico em contabilidade, técnico ambiental, e outros. Com esse time, a cooperativa dá todo o suporte técnico às atividades da agricultura familiar. Dentre os projetos a que está ligada, a cooperativa atua no "Viva o Semiárido", na Serra da Capivara, e o Progere, no Território dos Cocais. Ambos os projetos, envolvem as atividades de apicultura, caprinocultura, avicultura, artesanato e quintais produtivos (Bioágua).

Fonte: Rosalina Ferreira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: