Economia

Negativados podem ter cartão de crédito? Saiba como!

Muitas pessoas buscam por cartões de crédito vantajosos

Redacão

Terça - 17/03/2020 às 14:30



Foto: Arquivo Cartão de crédito
Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das formas mais práticas de realizar pagamentos. Além de não precisar de dinheiro, o consumidor pode parcelar as compras e aproveitar outras vantagens. Mas será que negativados conseguem ter um cartão de crédito? É isso que vamos responder neste artigo!

Muitas pessoas buscam por cartões de crédito vantajosos, que ofereçam opções de parcelamentos sem juros, buscam cartões sem anuidade e sem taxas e com bons programas de relacionamento para aproveitar recompensas. Porém, pessoas com nome no SPC ou Serasa tem mais dificuldade para conseguirem um novo cartão, já que estão com o nome negativado.

É possível conseguir um novo cartão de crédito com nome negativado?

Sim, é possível! Mesmo sendo bem mais difícil, uma pessoa com nome negativado pode conseguir um novo cartão de crédito. Os consumidores que estão nessa situação enfrentam mais dificuldades para a aprovação do cartão, porque possuem restrições a crédito.

Principalmente bancos e financeiras não costumam liberar crédito para pessoas negativadas, nem por meio de cartão de crédito e nem por meio de empréstimo. Consumidores nessa situação devem buscar outras alternativas no mercado para conseguirem ter um novo cartão de crédito.

Como conseguir um cartão de crédito estando com o nome negativado?

Uma pessoa com nome negativado devem buscar opções no mercado para conseguir um novo cartão de crédito. Abaixo vamos listar as principais maneiras de conseguir um cartão de crédito nestas situações, confira:

Cartão de crédito pré-pago

O cartão pré-pago tem se popularizado no Brasil. Esse tipo de cartão promove a inclusão financeira de muitas pessoas e não é só indicado para pessoas com nome negativado, mas também para aqueles que buscam ter o primeiro cartão. Esse tipo de cartão não estipula vínculo com nenhuma instituição bancária, o que é outra vantagem.

Ao pedir um cartão de crédito pré-pago, o consumidor não precisa enfrentar burocracias, já que ele dispensa análise de crédito e comprovação de renda. O funcionamento do cartão é bem simples e não há chances de uma pessoa se endividar ao usar esse tipo de cartão de crédito.

Isso porque o limite do cartão é definido pelo consumidor. O cartão pré-pago é uma operação semelhante a uma recarga de celular. Ao ficar sem créditos, o dono do cartão pode fazer uma recarga, escolhendo entre os valores disponibilizados pela operação do cartão. O valor inserido é o limite de crédito para compras.

Dessa forma, o consumidor pode realizar compras até o valor da recarga realizada sem dificuldades. Antes de adquirir um cartão pré-pago, o cliente deve verificar as taxas envolvidas como anuidade e adesão, por exemplo. Isso pode tornar esse formato de cartão menos atrativo.

Cartão de crédito consignado

Essa é uma boa opção para alguns tipos específicos de consumidores negativados. O cartão de crédito consignado pode ser solicitado por consumidores que são aposentados ou pensionistas do INSS, militares, funcionários públicos e funcionários de empresas privadas com carteira assinada.

Assim como o cartão pré-pago, as operadoras dispensam a análise de crédito para aprovação. Porém, o cliente deve comprar sua renda mensal. Isso porque, pela lei brasileira, o limite de um cartão consignado não pode ultrapassar o teto de 5% da renda mensal do consumidor.

Cartão BMG Card MasterCard

O cartão da BMG, uma das principais financeiras do país, é um dos mais indicados para quem está negativado. Isso porque entre as opções de mercado, ele é um dos mais vantajosos. Não há, por exemplo, cobrança por anuidade, o que é comum em outros cartões.

Porém, esse cartão não pode ser pedido por todos. Apenas aposentados, pensionistas e funcionários públicos de órgãos conveniados podem ter acesso. Assim como outros cartões de fácil aprovação, o BMG não faz análise de crédito.

Cartões de lojas com fácil aprovação

Os cartões de loja também são boas opções para quem está com nome negativado. Muitas lojas de departamento, por exemplo, possuem seus próprios cartões de crédito. Alguns deles, inclusive, possuem bandeira com cobertura internacional.

Apesar de passar por uma análise de crédito e renda, estes cartões dificilmente são negados. O que pode variar é a disponibilidade de limite cedido pela operadora do cartão. E isso para quem está com nome negativado, não é o maior dos problemas. Mas é preciso ficar ligado, muitos destes cartões possuem taxas de anuidade e até adesão.

Cartão de crédito é recomendado para negativados?

Para a maioria dos especialistas, um cartão de negativado não é uma boa saída para pessoas negativadas. Um novo cartão pode acabar fazendo com que o consumidor se afunde ainda mais em dívidas. E é por isso que são impostas restrições de crédito.

A recomendação é que o consumidor busque organizar suas finanças e limpar seu nome antes de pensar em ter um novo cartão. Assim, as chances de conseguir um novo cartão com bom limite e taxas vantajosas é bem maior.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: