Economia

Governo retoma mais de 10 obras com recursos do Proinveste/BNDES

Adutora do Litoral deve ser concluída até junho de 2020.

Redação

Sexta - 02/08/2019 às 20:29



Foto: Cristiana Nunes/ Nilmar Pinheiro Reunião de Trabalho
Reunião de Trabalho

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, anunciou, na manhã desta sexta-feira (2), que obras importantes como a ampliação das BRs 316 e 343 deverão ser retomadas até o final do mês de agosto. O posicionamento se deu após reunião com a missão do BNDES, realizada na Secretaria do Planejamento, para avaliação do desempenho do Estado em relação ao Proinveste.

O Proinveste é programa do BNDES que financia as principais obras em andamento no Estado, como a ampliação das duas BRs, a Adutora do Litoral, a estação de tratamento e a ampliação da avenida Presidente Kennedy. Obras importantes que estavam com problema no andamento.

O secretário aponta como bastante positiva a reunião com a missão do BNDES. “A avaliação do BNDES foi positiva, importante, a equipe veio aqui, fez uma revisão do programa, pactuamos uma série de compromissos financeiros, de prazos e de metas. Agora é retomar as obras e mãos à obra”, comemora.

O gerente do departamento de Gestão Pública de Estados do BNDES, Tomás de Carvalho Rudge, que esteve por dois dias com a equipe do BNDES em Teresina, em visita periódica feita pelo banco, explica que o contrato com o Estado está em sua etapa final. “São 10 obras em execução e a reunião teve o objetivo principal de resolver as últimas pendências técnicas para que haja apenas execução dos projetos aprovados. São projetos rodoviários e de saneamento. A reunião foi bastante produtiva e há uma grande expectativa de que as obras sejam concluídas até no máximo, final do ano que vem”, diz Tomás Rudge.

A superintendente de Orçamento e Operações Externas, Edilene Facundes, considerou importantíssima a vinda da missão do BNDES ao Piauí. “A saída dos recursos do Finisa deu um novo impulso e a vinda do pessoal do BNDES aqui ajustou com os órgãos a retomada de importantes obras, como a duplicação das BRs em Teresina, que eles visitaram, e já foram dados os encaminhamentos, e o andamento de outras obras que estavam paradas há muito tempo já foram ajustadas com os órgãos pra que elas sejam retomadas e concluídas brevemente. A previsão inicial é que esse contrato em 2020 seja concluído”, avalia Edilene.

Antonio Neto aponta que, com o objetivo de dar celeridade ao processo foi realizado um trabalho de equacionamento nas obras, permitindo que sejam retomadas. “Nós fizemos um replanejamento dessas ações. As duas BRs, por exemplo, vão ser reiniciadas a partir do dia 12 de agosto. Vai ser dada uma nova ordem de serviço, com uma nova empresa que ganhou o processo licitatório”, explica.

Em relação à adutora do litoral, Antonio Neto diz que a obra foi equacionada com uma parte do Finisa que estava pendente. “Agora, a obra foi retomada para que a gente possa terminar até o final do próximo ano. Em junho, devemos concluir a primeira parte que vai até a região de Maramar, Macapá, Camurupim e depois até Cajueiro da Praia”, aponta o secretário.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: