Economia

Fundação Wall Ferraz planeja cursos de aperfeiçoamento para artesãs do Poty Velho

Cursos ofertados são de mosaico e bijuterias em cerâmica

Quinta - 28/03/2019 às 15:03



Foto: Ascom FWF Capacitação
Capacitação

A Fundação Wall Ferraz, visando a capacitação e atualização profissional das artesãs do Polo Cerâmico de Teresina, vai realizar cursos nas áreas de mosaico e bijuterias em cerâmica para mulheres que compõe a Cooperativa de Artesanato do Poty Velho. Atualmente a Cooperativa é composta por 32 mulheres.

Hoje, as mulheres artesãs já produzem as bijuterias, mas o objetivo da formação é trabalhar tendências atuais, renovar o que elas produzem e atualizá-las em relação a técnicas de pinturas em cerâmica. A ideia é que as instrutoras trabalhem em conjunto para que os desenhos desenvolvidos estejam presentes nas várias peças gerando sintonia e conexão.

"A proposta foi muito abraçada pelas artesãs. Em 2017, as artesãs da Cooperart Poty já participaram de uma formação e agora terão um aperfeiçoamento. E o objetivo é trabalhar essa técnica do mosaico em cerâmica com foco na valorização da cerâmica para agregar valor e diferenciar as peças, o que vai possibilitar colocar em prática a criatividade e identidade local através da produção dessas peças", pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

Sonia Silva, artesã, conta que sente essa necessidade de aperfeiçoamento na área. "Eu já sou artesã há muitos anos, mas acho muito importante que de tempos em tempos nós possamos participar de cursos ou oficinas que agregue ainda mais conhecimento sobre a técnica que utilizamos", pontua.

"Para nós da Cooperativa é de grande importância os cursos que a Fundação Wall Ferraz está nos proporcionando com as novas técnicas em mosaico e a nova coleção em bijuterias. Sempre é bom estar renovando nossa técnica no artesanato para levar ao público produtos com mais qualidade ainda", diz a presidente da Cooperativa, Antônia Lisboa

Cooperart Poty

A Cooperativa de Artesanato do Poty Velho é uma organização sem fins lucrativos, que busca através da capacitação de seus associados proporcionar melhores condições de vida e bem-estar para mulheres do Polo Ceramico de Teresina. A principal atividade está centrada na criação, produção e venda de peças artesanais produzidas em cerâmica. Atualmente a Cooperativa é composta por 32 mulheres.

Fonte: Ascom FWF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: