Economia

Ferramenta de inteligência artificial ajuda jovens a escolher profissão

Segunda - 05/11/2018 às 22:11



Foto: Ascom Fiepi Reunião de Trabalho
Reunião de Trabalho

Plataforma Mundo SENAI possui serviço gratuito que traça o perfil socioemocional e indica a melhor carreira na indústria; instituição também vai oferecer palestras, oficinas e minicursos presenciais nos dias 8 e 9 em todo o Brasil

Escolher uma carreira ou mudar de rota no mercado de trabalho é tarefa complexa e, muitas vezes, angustiante. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) decidiu utilizar inteligência artificial para ajudar jovens e profissionais a tomar decisões mais acertadas nesse momento crucial. O serviço de orientação profissional, a partir de características socioemocionais, já está disponível gratuitamente na plataforma Mundo SENAI (mundosenai.com.br), site que reúne ainda vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), os interessados em saber mais sobre as oportunidades no setor industrial também poderão visitar as unidades da instituição, que estarão de portas abertas à comunidade em todo o Brasil. O evento Mundo SENAI terá palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades destinadas a apresentar caminhos para uma carreira de sucesso.

O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, explica que tanto a plataforma quanto o evento buscam orientar os jovens sobre as carreiras da indústria e ajudá-los a escolher uma profissão de acordo com seu perfil. "O objetivo é oferecer uma orientação para o jovem na escolha da profissão e apresentar as ocupações industriais, principalmente com formação técnica, que são bem remuneradas e modernas", explica ele. "O usuário do Mundo SENAI terá uma análise socioemocional que vai ajudá-lo a escolher de forma mais completa e não apenas com base na preferência por uma disciplina como ocorre normalmente".

O Mundo SENAI utiliza o Watson, ferramenta de serviços cognitivos da IBM, para analisar 92 características socioemocionais do usuário, como extroversão, amabilidade, autodisciplina, entre outras. A ferramenta indica então as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado e os cursos existentes. A experiência do SENAI com o Watson será apresentada na conferência Think, da IBM, que ocorrerá em São Francisco, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2019.

Na plataforma, o usuário terá também informações sobre as vagas de emprego e estágio, organizadas por localidade e especialidade, assim como o histórico da demanda das empresas por funcionários a partir de dados do Ministério do Trabalho. No guia de profissões, será possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada profissão. Os interessados em se qualificar poderão ainda conhecer o currículo dos cursos e como se matricular.

INDÚSTRIA 4.0 – Já no evento Mundo SENAI, será possível acompanhar palestras sobre temas variados que impactam o mercado de trabalho, como as novas tecnologias da chamada indústria 4.0: inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entre outras. Os visitantes também terão dicas para aumentar as chances de conseguir emprego ou desenvolver uma profissão de sucesso. Os interessados também poderão pôr a mão na massa em oficinas e minicursos práticos. 

No Piauí, o Mundo SENAI será realizado no Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia, localizado na Avenida Capitão Claro, 199, no centro de Parnaíba. No local haverá palestras, workshops, visitas a laboratórios e oficinas para demonstrar as práticas das profissões industriais, e as melhores e mais acessíveis formações técnicas do Brasil.  

Em todo o Brasil, será possível possível ainda conhecer a infraestrutura das escolas do SENAI para oferta de cursos técnicos e prestação de serviços tecnológicos às empresas, assim como os projetos desenvolvidos pela instituição. O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores.

A instituição possui hoje 541 unidades fixas e 452 móveis, das quais duas são os barcos-escola Samaúma na região Amazônica. A excelência de sua educação profissional pode ser comprovada pelos primeiros lugares obtidos por seus alunos em competições internacionais, como a WorldSkills. O SENAI também possui a maior infraestrutura de apoio à capacidade inovativa da indústria por meio da sua rede de 26 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia, localizados em todas as regiões brasileiras.

Fonte: Ascom FIEPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: