Economia

Estados Unidos lideram consultas ao trabalho da Embrapa Meio-Norte

As buscas por informações no Infoteca, de 2011 até junho deste ano, chegaram ao expressivo número de 458.522

Redação

Quarta - 03/07/2019 às 14:36



Foto: Ascom Consulta a livros
Consulta a livros

Os norte-americanos lideram as consultas aos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Meio-Norte nos últimos nove anos. Em segundo lugar estão os brasileiros, que são seguidos por alemães, chineses, moçambicanos e europeus.  As consultas e os arquivos baixados são feitos por meio dos repositórios institucionais de Informação Tecnológica (Infoteca) e Científica (Alice).

As buscas por informações no Infoteca, de 2011 até junho deste ano, chegaram ao expressivo número de 458.522. Os Estados Unidos fizeram, desse total, nada menos do que 214.176 mil consultas. O Brasil acessou o sistema 156.189 vezes. Já o sistema Alice, no mesmo período, foi consultado 295.281 vezes. As pesquisas dos norte-americanos chegaram a 111.511 vezes. Os brasileiros buscaram 85.677 informações.

Nesses nove anos, no Infoteca, as publicações mais procuradas foram: Comunicado Técnico, Folhetos/Folder/Cartilha, Série Documentos, Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Circular Técnica e Sistema de Produção.

No sistema Alice, também no mesmo período, as informações mais acessadas foram em Artigo em Anais de Congresso, Artigo em Periódico Indexado, Resumo em Anais de Congresso, Capítulo em Livro Científico, Tese/dissertação e Livro Científico. 

A biblioteca "Pesquisador Hoston Tomas Santos do Nascimento", da Embrapa Meio-Norte, que abriga hoje um rico acervo com quase 31 mil itens, tem obras também em CD-ROM, DVD e gravações de áudio. "O nosso acervo está à disposição de todos os estudantes, para consultas, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, no horário comercial", informa a bibliotecária Orlane Maia, responsável técnica.

Construída numa área de 495, 51 metros quadrados, na sede da Embrapa Meio-Norte, no bairro Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, a biblioteca é toda climatizada e bem estruturada. É dotada de sala de reuniões, espaço para leitura, área para eventos, além da estrutura exclusiva que guarda todo o acervo. Todo o dia a biblioteca é visitada por estudantes de universidades públicas e faculdades particulares da capital do Piauí.

Fonte: Embrapa Meionorte

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: