Economia

Equatorial Piauí investe no crescimento de Teresina com nova subestação no Esplanada

Contando com um investimento na casa dos R$ 10 milhões, a obra da nova subestação fica no bairro homônimo e deve beneficiar pelo menos 85 mil famílias

Redação

Quinta - 04/07/2019 às 14:23



Foto: Ascom Equatorial A subestação Esplanada beneficiará 85 mil famílias na região sul da capital
A subestação Esplanada beneficiará 85 mil famílias na região sul da capital

A zona sul de Teresina é hoje uma das regiões da capital que mais crescem, tanto pelo surgimento de novos bairros como Residencial Teresina Sul, Esplanada e Conjunto Eduardo Costa, como pela ampliação da indústria e comércio no entorno desses centros populacionais. E agora esse crescimento tem tudo para se intensificar com a construção e futura energização da subestação Esplanada.

Contando com um investimento na casa dos R$ 10 milhões, a obra da nova subestação fica no bairro homônimo e deve beneficiar pelo menos 85 mil famílias. A potência de seus 25 MVA’s  deve contemplar fortemente o setor empresarial com a instalação da subestação Esplanada, pois sua potência energética deve não apenas suprir a demanda hoje existente na área do Polo Industrial Sul, mas também gerar o interesse de empreendimentos nacionais e estrangeiros, que necessitam de muita energia para produzir.

Audo Gomes, que trabalha no setor metalúrgico há quase 40 anos, é coordenador industrial numa empresa instalada no Polo Industrial e vivenciou nos anos passados as dificuldades com o fornecimento de energia: constantes oscilações, queima de equipamentos e baixa tensão, que trouxeram prejuízos significativos. Contudo, ele tem percebido as melhorias no sistema elétrico nos últimos meses e as perspectivas com a instalação da nova subestação são as mais positivas.

“Há a expectativa de que melhore muito mais. A gente espera que o investimento para a nova subestação ajude tanto a empresa quanto novos empreendimentos de outros setores a se instalarem na região”, destaca Gomes.

Segundo o presidente da Equatorial Piauí, Nonato Castro, a subestação Esplanada é uma etapa na missão assumida pelo grupo Equatorial desde sua chegada em oferecer energia elétrica de qualidade e em grande oferta para promover o crescimento de Teresina e do Piauí.  “Investimentos como esse da Esplanada fazem o retrato dessa consciência da empresa: são cinco vezes mais energia para a região, energia que se transforma em oportunidade de negócios, em empregos, em satisfação dos nossos clientes” destaca o presidente.

O projeto da Esplanada inclui a implantação de 9 km de linhas de distribuição em 69kV e 12 km de Redes de distribuição. Conta ainda com quatro alimentadores em 13,8 kV e os 25 MVA de potência. As obras de construção subestação Esplanada começaram neste mês de julho e a entrega ao público está programada para o ano de 2020.

Fonte: Ascom Equatorial

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: