Economia

Embrapa envia Força-tarefa para barrar o avanço de doenças na cajucultura do Piauí

O pesquisador Cândido Athayde Sobrinho, que é fitopalogista, atuará nos municípios

Sábado - 21/09/2019 às 12:56



Foto: Imagem ilustrativa/Google Caju
Caju

O oídio, doença causado pelo fungo Uncinula necator conhecido também como "cinza" ou "mufeta", está provocando baixa este ano na produção de caju no Vale do Rio Guaribas, no sudoeste piauiense. Para tentar barrar o avanço dessa doença, a Embrapa Meio-Norte, com sede em Teresina, vai enviar uma força-tarefa à região nos primeiros dias de outubro.

O pesquisador Cândido Athayde Sobrinho, que é fitopalogista, atuará  nos municípios de Monsenhor Hipólito, Pio Nono, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa, nos dias 1, 2 e 3 do próximo mês, durante o Seminário sobre o Oídio do Cajueiro. Nas visitas às fazendas de caju, Sobrinho mostrará, na prática, como reconhecer a doença e como combatê-la de maneira eficaz.

Ele detalha os estragos provocados pelo oídio: "O aspecto da doença, na prática, lembra um leve povilhamento com cinza vegetal, daí sua denominação, cinza do cajueiro. Em fase mais adiantada da doença, a área afetada vai perdendo sua coloração verde normal, tornando-se esmaecido, e evoluindo para manchas escuras, bronzeadas, extensas, difusas e irregulares. As folhas adultas, quando fortemente atacadas, secam prematuramente.

As mais novas têm seu crescimento retardado e podem apresentar deformidades".
O fitopatologista explica que,  "quando o ataque ocorre na inflorescência, causa uma severa "queima" (lesões necróticas) das flores, fase em que a doença torna-se mais prejudicial, pois provoca intenso abortamento das flores, causando dano direto à produção". Os cajus afetados, segundo ele,  "não completam seu desenvolvimento e normalmente apresentam-se manchados com típicas rachaduras".

Na manhã desta sexta-feira 20, o presidente da Câmara Setorial da Cajucultura do Piauí, Ranilson Noberto, fez um relato ao gestor da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, dos problemas enfrentados nos últimos anos pelos produtores de caju no Piauí. Além de agradecer o empenho da instituição no socorro aos cajucultores, Noberto pediu que a estatal amplie o raio de ação no Território do Vale do Rio Guaribas, que é formado por 42 municípios.

O encontro aconteceu no gabinete da Chefia-Geral da Unidade, com a participação dos gestores-adjuntos Edvaldo Sagrilo, de Pesquisa e Desenvolvimento; e Izabella Hassum, de Inovação e Tecnologias. Participou também da reunião o pesquisador Humberto Umbelino.

Fonte: Ascom EMBRAPA

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: