Conferência Nacional reúne investidores em energia solar no Piauí

O evento é realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Conferência Nacional

Conferência Nacional Foto: Paulo Barros

O governador Wellington Dias prestigiou, nesta terça-feira (26), a abertura da 10º Conferência Nacional de Energia Solar – Solar Invest. O evento é realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina, e reúne executivos, investidores do setor produtivo de energia fotovoltaica em busca de aprimoramento.

O evento apresenta temas importantes para o setor, como a potencialidade econômica da cadeia de serviços a vocação e função da energia solar centralizada na matriz elétrica nacional, os efeitos projetados para o advento dos telhados solares, e exemplos de empreendedorismo no setor fotovoltaico.

Para Wellington Dias, a produção de energia através de matrizes renováveis é uma alternativa cada vez mais viável. “A possibilidade de integração da energia gerada a partir de placas fotovoltaicas e energia gerada por hidroelétricas, eólicas ou de outras matrizes, permite que você possa fornecer energia, por exemplo, à rede da Equatorial Cepisa e receber um crédito de compensação. Em breve, seremos capaz de, não apenas ser autossuficiente, mas também exportar energia elétrica”, explica.

Atualmente, o Piauí é o quarto maior produtor de energia solar do Brasil. Há projetos para implantação de novos parques fotovoltaicos nos municípios de Lagoa do Barro e Queimada Nova. “Inicialmente, imaginávamos que o potencial do Estado para energias renováveis se limitaria ao litoral mas, pelo contrário, se descobriu uma grande região no estado com potencial imenso para energia eólica e vários parques estão se instalando. Nós já possuímos o maior parque de energia solar da América Latina, instalado em Ribeira do Piauí e a procura é muito grande por parte de empresários”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

O Solar Invest é uma realização da Viex Américas e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias, Cerne. O Sebrae no Piauí é correalizador do evento no Estado.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: