Economia

Banco de oportunidades facilitará capitação de recursos pelos municípios

O objetivo é atuar junto aos gestores na qualificação das equipes técnicas e para a gestão adequada do Sistema

Redacão

Sábado - 20/07/2019 às 06:36



Foto: Reunião com gestores
Reunião com gestores

Ontem (19/07), o diretor de Gestão e Parcerias da SEPLAN, Marcos Guilherme se reuniu com representantes da APPM – Associação Piauiense de Municípios para tratar do acordo de cooperação técnica entre as duas entidades que levará capacitação e treinamento na rede SICONV e criará um banco de oportunidades que facilitará a obtenção de investimentos junto ao governo federal.

Marcos Guilherme destaca que a parceria entre a SEPLAN, que é a unidade gestora do SICONV (Sistema de Convênios) no estado e a APPM é importante para garantir a liberação de recursos para os municípios, “o acordo de cooperação técnica levará da SEPLAN aos municípios a capacitação do Siconv. Nosso objetivo é atuar junto aos gestores na qualificação das equipes técnicas e para a gestão adequada do Sistema, capacitando para elaboração de projetos, execução e prestação de contas, de modo a assegurar o máximo de recursos e reduzir as perdas e devoluções de recursos”.

Preocupada com o fato de que entre 30 e 40% dos recursos oriundos de emendas parlamentares são perdidos pela falta de projetos nas diversas áreas do desenvolvimento social a SEPLAN vai ofertar um banco de oportunidades em seu site, “Este banco de oportunidades consiste em mostrar os programas que estão disponíveis dentro dos ministérios,  no governo federal, para que os municípios, o próprio governo do estado e o terceiro setor, através das ongs, possam enviar projetos para capitar estes recursos. Então o papel da SEPLAN através do branco de oportunidades é fazer uma sintetização de todos os ministérios colocando já filtrada as oportunidades por área, tanto na área da saúde, da infraestrutura educação e assistência social” observa Marcos Guilherme.

O banco de oportunidades trará o período que as propostas estão disponíveis, os valores que devem ser enviadas e com um link onde será enviado para analise facilitando o trabalho dos gestores. Este banco de oportunidades está em processo de construção e ficará disponível nos sites da SEPLAN e da APPM.

Fonte: Ascom Seplan

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: