Aposentadoria: idade mínima de 65 anos para homem e mulher

Bolsonaro é contra igualar as regras para ambos os sexos e deve mudar texto


Reforma da Previdencia

Reforma da Previdencia Foto: Divulgação

Uma das hipóteses de reforma da Previdência em discussão pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê que a idade mínima para se aposentar seja de 65 anos para homens e para mulheres.

Trechos do teor dessa minuta foram divulgados pelo jornal O Estado de S.Paulo. A Folha de S.Paulo confirmou as informações. 

A equipe de Jair Bolsonaro, no entanto, minimizou o seu conteúdo, afirmando ser apenas uma sugestão entre vários textos em debate dentro do governo. 

O presidente já se manifestou contrário a igualar as regras para ambos os sexos, o que deve, portanto, dificultar o avanço desse formato porque Bolsonaro dará a palavra final da proposta a ser enviada ao Congresso.

Questionado sobre o texto divulgado, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, disse que "não contém a totalidade dos aspectos que estão sendo estudados pelo governo". Segundo ele, algumas das informações do texto "não são efetivas".

"O presidente não confirma enquanto não tiver um projeto fechado sobre a previdência. Quaisquer ilações sobre temas que estão inseridos nesse documento, como eu disse, são ilações", declarou.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que Bolsonaro não concorda com uma idade mínima semelhante para homens e para mulheres. "O presidente não é favorável a igualar homem e mulher e eu concordo com ele", afirmou. "O presidente é que vai decidir isso aí. Não adianta ficar especulando", acrescentou.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, negou que a proposta de reforma da Previdência irá tratar homens e mulheres da mesma forma. "Não, não é. Está errado", disse, sobre o documento divulgado.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, as negociações estão em andamento e que não há, por ora, uma proposta finalizada, embora a minuta divulgada dê pistas sobre o que está em discussão nos bastidores.

"O texto que foi vazado hoje é um dos textos que estão sendo analisados. Nós, durante esse período de transição e agora nos últimos 30 dias, estamos debruçados sobre várias simulações. O texto aguarda a validação do presidente, que está convalescendo. Estamos em negociação permanente com os diversos atores que serão impactados pela reforma. Estamos conversando com governadores, prefeitos, sociedade civil e agora com o Congresso Nacional recém-eleito para tratarmos de que forma o texto será consolidado e em que momento ele será enviado ao Congresso", declarou.

Atualmente, há duas formas de aposentadoria. Uma delas é por idade. É necessário ter contribuído por 15 anos e alcançar 65 anos de idade (homens) e 60 anos (mulheres). A aposentadoria nesses casos são de valor mais baixo e atendem a pessoas de renda mais baixa.

A (Instituto Nacional do Seguro Social) para homens e 30 anos, para mulheres.

Fonte: Notícias ao Munuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: