Teresina recebe filme e exposição nacional "Arpilleiras"

O projeto fala de mulheres que transformaram suas dores em peças de bordados.


Arpirellas

Arpirellas Foto: CCOM

Teresina recebe, na sexta-feira (14), a exibição do filme "Arpilleiras", às 19h, no Teatro "Torquato Neto" – Club dos Diários. A galeria receberá também, entre os dias 13 e 14, , das 10h às 16h, a exposição nacional "Arpilleiras: bordando o projeto popular", com entrada gratuita. 

O filme conta a história de dez mulheres atingidas por barragens de cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuravam seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas. Por meio da confecção das arpilleras, as mulheres conseguem expressar com linha e tecidos aquilo que muitas vezes as palavras não conseguem dizer. 

As arpilleras chegaram ao Brasil em 2013, e se transformaram em uma ferramenta de educação popular e auto-organização feminista dentro das regiões afetadas pela construção de barragens. Desde então, já foram confeccionadas cerca de 100 peças, que envolveram aproximadamente 900 mulheres atingidas. 

Em Teresina, serão expostas 23 telas que passaram por uma curadoria minuciosa do Coletivo de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). 

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: