Arte e Cultura

Teresina ganha a Fundação Cultural Cristo Rei renovada

O fundador, Pe. Pedro Maione, tanto por sua formação familiar, quanto por sua formação religiosa, é sabedor da importância da cultura

Redação

Terça - 23/07/2019 às 19:03



Foto: Ascom Prédio da Fundação Cristo Rei
Prédio da Fundação Cristo Rei

Muito em breve, será reinaugurada a Fundação Cultural Cristo Rei-FCCR, que atualmente, passa por uma ampla reforma através do Instituto do Patrimônio Público e cultural – IPHAN. A Fundação, localizada no Bairro Cristo Rei, em nossa capital é atualmente um grande patrimônio para o povo de Teresina. Foi cadastrada junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN como instituição de guarda de materiais arqueológicos e por isso foi reformada e modernizada de acordo com a legislação do Instituto.

A FCCR foi fundada em  dezembro de 1971 pelo Pe. Pedro Biondan Maione S.J., então 1º pároco da Paróquia do Cristo Rei e Lygia de Souza Martins, 1ª Coordenadora do Centro Social Cristo Rei, que com apoio do grupo de jovens da mesma paróquia, criaram o Centro de Cultura Amoipirá, que deu suporte e vida a intensas e profundas atividades culturais: teatro, fotografia, literatura, estímulo a ações culturais ligadas à sociologia, história, idiomas neolatinos e suas literaturas e ainda a criação de um jornal próprio.

A FCCR atualmente conta com acervo de numismática (14mil moedas catalogadas), mineralogia, arqueologia, zoologia, conquiliologia, fósseis, arte popular mundial, biblioteca, laboratório de arqueologia e recebeu uma área destinada a exposição dos vestígios arqueológicos retirados dos sítios arqueológicos do município de Caldeirão Grande do Piauí que foram impactados. Todos os setores receberam infraestrutura adequada e padronizada para exposição e acolhimento de todo o acervo, tais como iluminação especial, climatização, móveis para exposição, projeto contra incêndios, entre outros benefícios que todo grande museu precisa ter.

Todas as atividades desenvolvidas foram importantes e deram pontapé inicial à criação do Museu, Bibliotecas (Geral e do Museu) e Arquivo. A FCCR está em obras desde 5 de novembro de 2018 que deverão ser concluídas em breve.  A reinauguração acontecerá em setembro e será um grande marco para a cultura do nosso estado.

O fundador, Pe. Pedro Maione, tanto por sua formação familiar, quanto por sua formação religiosa, como bom jesuíta, é sabedor da importância da cultura na formação humana integral, que possibilita a todos – de um modo especial crianças e jovens – uma experiência que os levem a se expandirem  numa perspectiva de contribuição para a formação de cidadãos conscientes e capazes de dialogarem com o mundo. Esse sempre foi o sentimento de Pe. Pedro ao sonhar e criar a FCCR. Como ele sempre fala, “ a Fundação Cultural Cristo Rei não é para mim, é para a cidade de Teresina”. Teresina precisa conhecer a grandiosidade desta Fundação.

Padre Pedro  Maionese

BREVE HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO

Em 09 de dezembro de 1971, Pe Pedro Biondan Maione S.J., então 1º pároco da Páróquia do Cristo Rei e Da. Lygia de Souza Martins, 1ª Coordenadora do Centro Social Cristo Rei,  fundaram, com apoio do grupo de jovens da mesma paróquia, o Centro de Cultura Amoipirá, dando vida a uma intensa e profunda atividade cultural (teatro, fotografia, literatura, sociologia, jornalismo – com jornal próprio -, história, idiomas neolatinos e suas literaturas, cooperando para dar início ao Museu, às Bibliotecas (Geral e do Museu) e ao Arquivo.

Em várias viagens à Europa e, em particular, a Itália, Pe. Pedro conseguiu constituir grupos de jesuítas, parentes e amigos que doaram objetos, documentos, moedas antigas e modernas, medalhas, selos, conchas, fósseis, livros, enciclopédias etc, além da coleção particular de Pe Pedro (moedas, selos e minérios) que, através do Centro de Cultura Amoipirá, ficaram à disposição da comunidade da Paróquia do Cristo Rei e da cidade de Teresina para visitas, leitura, pesquisas.

Em 13 de dezembro de 1989, Pe Pedro Maione e da. Lygia Martins, desejosos de incentivar ainda mais, a vida cultural da comunidade do Cristo Rei e de Teresina, criaram, juridicamente, a FCCR com Patrimônio do antigo Centro de Cultura Amoipirá, já notavelmente, enriquecido.

Em 15 de fevereiro de 1990, com a cooperação do Dr. Raffaele Sapio e família, engenheiro construtor do prédio da FCCR, todo o Patrimônio passou, com a permissão do Arcebispo e do pároco da época, do Centro Social Cristo Rei, para a sua sede definitiva, ampla e digna, na Rua Poeta Domingos Fonseca, 1310, Bairro Cristo Rei, Teresina-PI, oferecendo maior segurança e visibilidade ao seu Patrimônio, colocando à disposição de todos, e tornando-se mais um centro de irradiação social e cultural em benefício de todos, e de um modo particular, dos jovens.

A FCCR, a partir de sua nova sede, passou a desenvolver o trabalho de promoção social e educativa através de reforço escolar, cursos de informática, música, pintura etc, que Da Lygia Martins, com um grupo de voluntárias, tinha já começado desde 1959, quando Dom Avelar Brandão Vilela, então Arcebispo de Teresina, quis criar o Centro Social Cristo Rei.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: