HOMENAGEM

Secretário é homenageado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí

A homenagem foi entregue pelo presidente do CAU-PI, Wellington Camarço.


Homenagem

Homenagem Foto: Ascom

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, recebeu o título de "Amigo da Arquitetura", em reconhecimento ao trabalho realizado durante sua gestão à frente da Secretaria Estadual de Cultura – Secult, a favor da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico piauiense. A honraria foi entregue nessa quinta-feira (12), pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí – CAU-PI, no Cineteatro da Assembleia Legislativa.

A homenagem foi entregue pelo presidente do CAU-PI, Wellington Camarço. "O trabalho realizado o aproxima de nós, os arquitetos. Acompanhamos a recuperação de diversos prédios voltados para a nossa cultura, que antes estavam abandonados. Em Teresina, são muitas restaurações, que trazem inúmeros benefícios para a arquitetura e urbanismo da nossa capital. Quando a boa política se junta à arquitetura quem ganha é a sociedade. Parabéns", afirma Wellington Camarço.

"Fico muito feliz e agradecido com a homenagem e aproveito para parabenizar o conselho pelo evento, que premia e incentiva estudantes e jovens arquitetos. Desde 2015 temos feito um trabalho voltado para a preservação do patrimônio histórico do Estado. Temos orgulho em dizer que restauramos todas as casas da Secult em Teresina. O Museu do Piauí, por exemplo, ganhou restauração e uma nova museografia. Atualmente, o museu recebe 2 mil visitantes ao mês", diz o secretário.

Fábio Novo cita ainda restaurações no interior do Estado, a exemplo do Sobrado Major Selemérico, em Oeiras, que foi a primeira sede do Governo Estadual. Outro trabalho citado é a reforma da Cadeia Pública de Jerumenha, que vai se transformar num espaço de cultura. "Estamos realizando uma das maiores obras de recuperação de patrimônio do Nordeste, que é o nosso Porto das Barcas. É uma obra complexa, 90% dela já foi executada, e queremos entregar em fevereiro", completa.

Entre as reformas e restaurações realizadas em Teresina, podemos citar a Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, as escolas estaduais de Dança e de Música, situadas na Central de Artesanato Mestre Dezinho, o Memorial Esperança Garcia, a Escola de Teatro Gomes Campos e o Palácio da Cultura, sede da Secretaria de Cultura do Piauí.

Fonte: Ascom Secult

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: