Arte e Cultura

Projetos da UESPI destacam a importância da cultura no Piauí

Em comemoração ao dia do Piauí, projetos da UESPI destacam a importância da cultura regional

Segunda - 14/10/2019 às 16:28



Foto: Reprodução UESPI
UESPI

Na semana em que comemoramos o dia do Piauí (19), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) destaca as contribuições acadêmicas, sociais e culturais da universidade tanto para o Estado, como para a sua população. Professores e alunos vêm realizando projetos que tratam a história, cultura e a importância da preservação da identidade piauiense.

No campus Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, a Prof.ª Dr.ª Cristiane Maria Marcelo promove um curso de extensão que oferece subsídios para aprofundar o conhecimento sobre a história política, social, cultural, religiosa e patrimonial de São Raimundo Nonato.

Participam do curso alunos e professores de várias instituições. Foto: Reprodução UESPI

A professora conta que o curso de extensão surgiu de uma demanda colocada pelos graduandos de Licenciatura Plena em História, que pretendem explorar assuntos relacionados à história do município em suas monografias e também pelos próprios docentes da rede municipal de ensino, que sentem dificuldades em encontrar materiais acerca do tema para trabalharem em suas aulas e/ou projetos interdisciplinares.

“Além de contribuir para o reforço do sentimento de identidade e de reconhecimento da riqueza da história local, ao final do curso, os participantes precisarão elaborar uma proposta de oficina sobre uma das temáticas trabalhadas para ser aplicada em turmas do ensino fundamental, para divulgar essas propostas de oficinas através da publicação de um e-book e para melhor acesso dos professores e outros interessados. Além de servir de material para pesquisas e trabalhos futuros”, pontua.

O curso trata de temáticas relacionadas às manifestações culturais e história do Piauí e como relacionam-se com São Raimundo Nonato, são trabalhados assuntos como: O Povoamento e ocupação do territorial; A importância do elemento indígena; Formação Histórica; Escravidão, trabalho e arranjos de sobrevivência; Emancipação e transformações urbanísticas; História e memória da exploração da maniçoba; A Comunidade Zabelê e a Criação do Parque Nacional da Serra da Capivara; Remanescentes Quilombolas e o Turismo Comunitário em São Raimundo Nonato e manifestações religiosas.

A professora afirma que além das aulas teóricas tenta também trazer a prática. Foto: Reprodução UESPI

No campus Professor Barros de Araújo, em Picos, o aluno do 4° período do curso de Jornalismo, João Pedro Nunes, também idealizou um projeto voltado para a valorização da cultura regional. O estudante é um dos fundadores do projeto Escola de Saberes Ave Poesia, que conta com 10 integrantes, e realiza atividades audiovisuais para despertar o interesse pelo cinema e a história do sertão. Uma das produções feitas por João Pedro é o curta-metragem “A Muié que mais amei”, baseado na obra do autor Patativa do Assaré, que foi lançada em 05 de março.

A obra, baseada em um cordel homônimo, ganhou uma adaptação para o cinema que tentou manter o caráter peculiar e regionalista, com a sua linguagem coloquial e os ideais do povo trabalhador que o autor defende. O estudante de Jornalismo afirma que atividades como essa são essenciais para que a cultura e a história tenham mais visibilidade.

Elenco e produção do curta. Foto: Reprodução UESPI

“Essas ações engajam na luta pela boa valorização da história da cultura regional. O curta-metragem foi feito porque vimos no audiovisual uma ferramenta de fomento da cultura e conhecimento da história, pois eu creio que a obra do Patativa, assim como outras grandes obras, são bastante ricas e amplas na valorização não só da cultura piauiense, mas também de todo nosso Nordeste”, finaliza. Confira o trailer do curta-metragem que será lançado em breve na internet.


Fonte: UESPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: