Arte e Cultura

PMT aplica golpe baixo na cultura de Teresina em plena pandemia da Covid-19

Em nota, a Fundação Monsenhor Chaves diz que trata-se de fake news e que não anunciou nenhum encerramento de projeto

Da Redação

Terça - 11/05/2021 às 16:52



Foto: Reprodução Palácio da Música
Palácio da Música

Informação amplamente divulgada nas redes sociais afirma que em reunião ocorrida nesta terça-feira, 11, no Palácio da Música, a Fundação Monsenhor Chaves, através do seu presidente Scheyvan Lima, cumprindo determinação dada pelo vice-prefeito Robert Rios, informou o cancelamento do contrato de gestão com a OS da Orquestra Sinfonia de Teresina e OS dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina.

Assim ficam descontinuados os seguintes projetos da Prefeitura Municipal de Teresina: Orquestra Sinfonia de Teresina; Balé da Cidade de Teresina; Banda 16 de Agosto; Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos; Projeto Banda Escola; Projeto Orquestra Escola; Projeto Violão nas Escolas;

Também são atendidas pelos projetos: aulas de sanfonas, violão e guitarra realizadas no Palácio da Música.

Aulas de teatro, dança e música realizadas no Teatro do Dirceu, Teatro do Boi, Céu das Artes Sul e Norte.

A informação tem recebido críticas de artistas de todos os segmentos culturais de Teresina.

Em nota, a Fundação Monsenhor Chaves diz que trata-se de fake news e que não anunciou nenhum encerramento de projeto. "Não existe nenhuma possibilidade dos projetos serem extintos, pois beneficiam diretamente e indiretamente dezenas de teresinenses e se trata de um leque de patrimônio imaterial da cidade, construído com muito esforço e parte inseparável da história de nossa capital".

Confira a nota na íntegra:

Sobre o suposto fim de projetos culturais desenvolvidos na cidade, informação divulgada na tarde desta terça-feira (11/05) nas redes sociais e na imprensa, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves , vem a público esclarecer que não existe nenhuma possibilidade dos projetos serem extintos, pois beneficiam diretamente e indiretamente dezenas de teresinenses e se trata de um leque de patrimônio imaterial da cidade, construído com muito esforço e parte inseparável da história de nossa capital.

O que ocorrerá de verdade?

Apenas o fim de intermediários na contratação destes profissionais, ou seja, o fim de contratos com ONGS e associações. Isso irá gerar uma economia direta aos cofres públicos, criando ainda a possibilidade do aumento de profissionais contratados nas mais diversas áreas da cultura.

A Fundação Municipal de Cultura esclarece ainda que é preciso ter cuidado com as fake news, pois elas acabam colocando em risco o direito do cidadão de ter acesso a verdade. Para qualquer dúvida relacionada a cultura, o cidadão poderá acessar o site cultura.teresina.pi.gov.br ou as redes sociais da instituição.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: