Arte e Cultura

Piauí homenageia Santa Luzia, Luiz Gonzaga e comemora o Dia Nacional do Forró

Em missa virtual, Piauí homenageia Santa Luzia, Luiz Gonzaga e comemora o Dia Nacional do Forró

Redação

Segunda, 14/12/2020 às 16:48



Foto: Divulgação Missa Virtual
Missa Virtual

O Dia Nacional do Forró foi comemorado nesse domingo (13), em homenagem ao nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. No Piauí, a Colônia Gonzaguiana (grupo de músicos, pesquisadores e fãs de Gonzaga) realizou em parceria com a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes uma missa virtual para festejar o legado do artista. A celebração também homenageou o Dia de Santa Luzia, a quem o nome do sanfoneiro é dedicado. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a celebração religiosa aconteceu com participação limitada e agendada de fiéis, presença de alguns músicos da Colônia e integrantes da paróquia. Os protocolos de segurança para evitar a disseminação do vírus também foram adotados. 

"Luiz Gonzaga nos ensinou que as tradições dependem de renovação constante para permanecerem vivas. Se o legado dele é tão vivo, é porque o Rei do Baião teve a sensibilidade de compreender os desafios do tempo que viveu e inovou para manter-se fiel à cultura nordestina. Gonzaga não criou seu reinado sozinho. A força de seu trabalho sempre esteve em um coletivo. E, assim, a nossa Colônia tem feito. Reinventando-se coletivamente, mesmo sem poder dar as mãos" disse Wilson Seraine, produtor do evento, presidente da Colônia e pesquisador de cultura popular. 

A Igreja Católica vive o Tempo do Advento, que é quando todos se preparam para celebrar a chegada do Salvador. Nesse domingo, foi festejado ainda o 3º Domingo do Advento ou "domingo da alegria". De acordo com o padre Antônio Cruz, é um momento para celebrar a alegria da vinda de Jesus.

O evento, transmitido por meio das mídias sociais da Colônia Gonzaguiana e da paróquia de Lourdes, contou com a participação presencial de músicos, sanfoneiros e artistas que integram o grupo de forrozeiros.

Fonte: Andressa Kerllen

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: