Arte e Cultura

Orquestra Sinfônica de Teresina estreia projeto totalmente erudito

Primeira apresentação, no dia 09 de maio, será da 5° Sinfonia de Beethoven

Quarta - 10/04/2019 às 18:04



Foto: ReprodLuciano Klausução OST
OST

A partir do mês de maio, a Orquestra Sinfônica de Teresina estreia seu mais novo projeto, a “Quinta Sinfônica”, que consistirá em concertos totalmente eruditos em uma quinta-feira de cada mês, no Palácio da Música, sempre às 19h30, com entrada franca. A ideia é apresentar uma sinfonia diferente por mês, e em sua primeira apresentação, no dia 09 de maio, será nada mais, nada menos, que a famosa 5° Sinfonia de Beethoven.

A Orquestra Sinfônica de Teresina tem movimentado o cenário musical da cidade, sempre mesclando o popular com a essência do erudito, aproximando a população deste estilo que não tem tanta acessibilidade nos meios de comunicação e levando educação musical para o povo. Há 25 anos realizando essa tarefa de musicalização e formação de plateia, encontra em 2019, o melhor momento para criar uma agenda fixa para suas apresentações eruditas, com a “Quinta Sinfônica”.

A Sinfonia n.º 5 de Beethoven, que será apresentada em sua estreia, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da música erudita europeia, além de ser uma das sinfonias mais executadas nos tempos atuais. Embora os primeiros esboços da Quinta Sinfonia datem do início de 1804, Beethoven trabalhou assiduamente na obra apenas em 1807 e terminou a composição no início de 1808. A Quinta Sinfonia foi executada, pela primeira vez, no dia 22 de dezembro de 1808, no Theater an der Wien, por um grupo de músicos angariados para o concerto, sob a regência do próprio Beethoven.

A OST é mantida pela Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina com a ajuda da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Desde a sua criação, em 1993, a Orquestra se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de grandes compositores populares, para a grandiosidade do som sinfônico, com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.
 


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: