Arte e Cultura

II Jornada Holística do Museu do Piauí acontece de 12 a 14 de novembro

Dentre essas ações, destacam-se as que utilizam a ideia de integração entre mente e corpo

Redacão

Sexta - 08/11/2019 às 14:44



Foto: Ascom Jornada holistica
Jornada holistica

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes realiza, de 12 a 14 de novembro, a 2ª edição da sua Jornada Holística. O evento, que nasceu da percepção de um movimento crescente em Teresina, de busca de apoio e do bem-estar físico e mental da população, reúne um conjunto de atividades gratuitas à comunidade.

Dentre essas ações, destacam-se as que utilizam a ideia de integração entre mente e corpo como premissa fundamental para a saúde mental do ser, como acontece em filosofias e terapias integrativas como yoga, meditação, reiki, acupuntura, mindfulness e ayurveda (medicina tradicional da Índia), por exemplo.

O tema "As dores e a transcendência do eu" tem o objetivo de perceber o caráter purificador da dor, sua força que pode impulsionar ao autoconhecimento e à superação de limitações que, de alguma forma são vivenciadas.

"Trataremos da dor numa perspectiva filosófica, espiritual, psicológica, científica, física porque ela, quase que inevitavelmente, perpassa essas esferas. O que as dores têm a nos ensinar? Partimos da tese de que as dores são um mecanismo importante no processo de autoconhecimento, processo esse que pode levar à transcendência do eu. Objetivamos com essa jornada proporcionar alternativas capazes de fazer o participante refletir sobre suas dores, vislumbrando um caminho à sua transmutação", afirma a terapeuta integrativa Poliana Sepúlveda, que além de ministrar uma vivência, também é coordenadora da jornada.

Com a colaboração e participação de profissionais de áreas diversas, entidades, escolas, instrutores, artesãos e grupos em geral, o Museu do Piauí realiza durante a jornada inúmeras atividades totalmente gratuitas. As palestras, vivências de yogaterapia, atendimentos em seitai, dentre outras, proporcionam reflexões, experiências e conhecimento sobre o assunto.

Além da programação normal de palestras, o evento também contempla o tema através dos vários sentidos, como também uma feira que acontecerá no pátio interno do museu.

"Nesse sentido, os museus enquanto instituições públicas sociais, culturais e históricas voltadas às questões que permeiam a comunidade em que se inserem e promotoras de argumentos culturais, políticos e éticos, constituem um importante instrumento para a mediação dos mais diversos conteúdos de interesse público", conclui Poliana. 

A II Jornada Holística é uma realização do Museu do Piauí, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura. O lançamento oficial do evento acontece dia 11 de novembro, a partir das 18 horas.

Fonte: Ascom Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: