EVENTO

I Congresso Internacional de Educação e Cultura acontece nesta quarta (16)

O evento tem como meta promover discussões de como tornar as escolas inclusivas


Evento

Evento Foto: Ascom

O I Congresso Internacional de Educação e Cultura será realizado nesta quarta-feira (16) pela primeira vez em Teresina. No evento, que será realizado no Theatro 4 de setembro, os participantes vão assistir palestras e interagir em mesas redondas. A solenidade oficial de abertura começa a partir das 8 horas.

O evento tem como meta promover discussões de como tornar as escolas inclusivas, e o docente um personagem ativo nesse processo, respeitando as especificidades de cada estudante.

"Refletindo sobre o processo de inclusão nós pensamos que a capacitação dos docentes para tal é mais que necessária porque eles são peças fundamentais para o desenvolvimento do aluno. A formação é um processo contínuo que envolve cada vez mais novos conhecimentos e deve permear a prática do educador. O CINEC vem com o propósito de despertar, não só a refletir, mas também ações que envolvam a temática como um todo", afirma a coordenadora do congresso, Renata Raymundo.

O evento também visa despertar a ideia de que a escola precisa possibilitar a convivência de forma harmoniosa e produtiva, onde todos possam ter os mesmos direitos e deveres, proporcionando aos sujeitos do processo ensino aprendizagem, o reconhecimento e a convivência com as diferenças.

Serão realizadas também oficinas de capacitação para os docentes com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas na comunidade escolar, possibilitando a conscientização, a socialização e a interação que propicie o exercício da cidadania ativa e transformadora para todos os indivíduos.

O evento será realizado dia 16 de outubro, das 8h às 13h e das 14h às 18h. A abertura será feita com a palestra "AMPLIANDO SABERES SOBRE A DEFICIÊNCIA". Em seguida, mesas redondas, painel, palestras e exposição de artes visuais.

A exposição artística da Associação dos pais e amigos dos autistas (AMA) acontecerá na Galeria Nonato Oliveira no Espaço Cultural Clube dos Diários e ficará em exibição durante uma semana para visitação do público em geral. O evento será finalizado com o show de humor com Maria dos Prazer.

As inscrições para participar do congresso podem ser realizadas na galeria do clube dos diários de 8h às 13h e de 14h às 17h.

Palestrantes e temas do congresso

1. Prof. Dr. Luís Ortiz – Doutor em pedagogia e psicopedagogia e professor da Universidade de Almeria (Espanha)

Tema: Educação inclusiva, tecnologia e comunidades virtuais de aprendizagem. Desafios no processo de inclusão.

2. Prof. Dra. Ana Estela Duarte - Pós doutora em educação com ênfase em educação inclusiva e tecnologia. Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil.

Tema: Educação inclusiva, novas tecnologias de ensino híbrido: avanços para a inclusão.

3. Manoel Apôlonio – Doutorando em ciências

Tema: Da teoria à pratica: o uso das tecnologias na educação inclusiva: Um recurso pedagógico no ensino de libras.

4. Prof. Dra. Zozilena Fróz – Doutora em comunicação e semiótica e professora titular da UFPI

Tema: O umwelt das etnias primeiras do Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí

5. Prof. Dr. Carlos Estephanio – Doutor em educação e presidente da associação brasileira de pós- graduados no Mercosul.

Tema: Educação inclusiva: olhar para o acesso a pós graduação stricto sensu no brasil.

6. Prof. Dr. Raimundo Dutra - Doutor em educação e professor da Uespi

Tema: Ser professor: A construção de uma identidade.

A tradução simultânea da palestra será feita pelo Prof. Ms. Josinaldo Santos

O CINEC visa atender o público que trabalha na educação básica da rede municipal, estadual e privada e de discentes e docentes das instituições de ensino superior.

Mais informações pelos números: 86-9-9867-0918/ Renata e 86-9-9991-7775/ Artur

Instagram: @cinec2019

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: