Arte e Cultura

Festival do Peixe tem oficinas, serviços e apresentação circense para a juventude

Cojuv promoveu uma série de atividades no primeiro dia do festival

Redação

Sábado - 27/07/2019 às 11:08



Foto: Cássia Sousa Palhaço Sardinha divertiu os participantes do Festival do Peixe
Palhaço Sardinha divertiu os participantes do Festival do Peixe

No primeiro dia do Festival do Peixe, que acontece até este domingo (28) em Esperantina, foram realizadas oficinas de dança regional, grafite e rima e poesia durante a tarde. As atividades fazem parte do projeto Caravana Juventude Ativa. No final da tarde e início da noite, houve distribuição de panfletos, apresentação de circo e distribuição de material preventivo, todas ações que fazem parte do projeto Tenda das Juventudes. Ambos os projetos são da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí e as atividades foram realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperantina.

O oficineiro Eduardo Alemão explicou os fundamentos teóricos do grafite e passou exercícios de desenho para os participantes. Na oficina de rima e poesia, Rodrigo Veras apresentou algumas técnicas na criação de poemas próprios para serem falados. Na oficina de dança, a professora Uana Sara ensinou aos alunos a coreografia de um afoxé e de uma puxada de rede com as músicas “Canto ao pescador” e “Ilê Pérola Negra”.

“A puxada de rede é uma dança popular variante da capoeira que imita o movimento dos pescadores puxando as redes do mar. É uma manifestação cultural preservada em algumas das regiões litorâneas do Nordeste. É como se fosse um ritual”, explicou Uana Sara.

No início da noite, o palhaço Sardinha animou os participantes do Festival do Peixe e a equipe do projeto Tenda das Juventudes prestou informações sobre prevenção a doenças, acidentes de trânsito e ao uso abusivo de drogas. E também apresentou aos transeuntes o programa Identidade Jovem, voltado para jovens de baixa renda e que beneficia com passagens interestaduais gratuitas ou meia passagem e meia entrada em eventos esportivos e artístico-culturais.

“Realizamos nosso primeiro dia de atividades, estaremos durante os três dias de festival. Hoje (sexta, dia 26), tivemos a presença do governador que esteve também visitando a Tenda das Juventudes. Estamos muito felizes com a receptividade do município às nossas ações”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: