Arte e Cultura

Festival de Violão inicia nesta sexta com show de Yamandu Costa

Evento tem início às 19h30, com entrada gratuita

Quinta - 27/09/2018 às 14:09



Foto: Reprodução Yamandu
Yamandu

Nesta sexta-feira (28) inicia um grande encontro de talentos das cordas com a realização do Festival de Violão de Teresina. A abertura acontece com um grande show de Yamandu Costa no auditório Jesus Elias Tajra Filho, na CDL, à partir das 19h30. A abertura será com a Orquestra de Violões de Teresina e a apresentação conta ainda com a participação do violonista Rogério Caetano.

O Festival de Violões de Teresina conta com apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e visa fomentar o desenvolvimento de músicos, com cursos e encontros, em momento de intercâmbio cultural, além de presentear a comunidade com apresentações gratuitas de grandes artistas.

Iniciando a noite, a Orquestra de Violões de Teresina leva um repertório empolgante e sofisticado para o evento. O grupo é mantido com o apoio da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e nasceu do Projeto Violão na Escola, que consiste em oferecer gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino aulas de musicalização por meio do violão, proporcionando aos alunos a aquisição de conhecimentos de Teoria e Percepção Musical, Apreciação Musical e Prática Instrumental do instrumento. O Projeto teve sua origem em 2007 e atualmente a coordenação está a cargo do violonista e professor Ravi Annael e a regência da Orquestra sob a responsabilidade do violonista e professor Felipe Vilarinho.

Em seu repertório, a Orquestra de Violões mescla composições eruditas e populares de vários períodos e estilos: de Stravinsky a Baden Powell, de Bach a Tom Jobim, a maioria tocadas com arranjos próprios e de compositores renomados do meio violonístico.

Logo em seguida, quem toma o palco é a atração principal da noite. Yamandu Costa é um dos maiores talentos do violão brasileiro e referência mundial na interpretação da nossa música, a qual domina e recria a cada performance, inclusive em suas composições. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.

A apresentação de Yamandu conta com a participação de Rogério Caetano, que é músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro. Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília, é um premiado, virtuose e referência do violão de 7 cordas. Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: