Encontro de Folguedos aberto em grande estilo em Teresina

Na sua 40ª edição, os folguedos tem público estimando em 200 mil pessoas


João Cláudio canta Luis Gonzaga

João Cláudio canta Luis Gonzaga Foto: Francisco Gilásio

O governador Wellington Dias participou ontem (19) à noite, da abertura dos Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e que prossegue até segunda-feira (22) , na Vila Olímpica do Albertão, zona sul de Teresina.

O evento que está na sua 40ª edição deve ter um público estimando em 200 mil pessoas e reunir mais de 50 grupos culturais de reisado, bumba meu boi, quadrilhas, repentistas e várias apresentações musicais, nos quatro dias de realização. O tema escolhido para essa edição foi o Folclore Piauiense dividido em vários espaços.

Governador participa da abertura dos Folguedos( Foto: Francisco Gilásio)O secretário de Cultura, Fábio Novo , destacou a representatividade do povo e da sua cultura em cada espaço, destacando as nossas lendas, o modo de viver e até mesmo a forma de falar da nossas gente, popularmente conhecida como Piauiês. Para o gestor o Encontro já é uma tradição e revela que o evento mantém a qualidade gastando muito menos.

“Não tenho dúvidas que nós iremos repetir o grande sucesso do ano passado. Aqui nós temos um extrato da produção cultural do Piauí, o reisado, o boi, as quadrilhas, o artesanato, a comida típica, o grafite, é toda uma produção que se reúne na maior festa popular do Piauí, que atrai outros estados. Está aqui, o Pará, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Bahia. Agosto é o mês do folclore e o mês que tem poucos eventos em Teresina, a gente consegue realizar o evento com bastante qualidade, por um preço baixo. O que estamos gastando aqui é metade do que se gastaria no mês de julho”, informou.

O governador Wellington Dias revelou que no início ficou receoso quanto a mudança da data mas hoje vê que foi um escolha muito acertada. " Aqui além da nossa cultura estamos ajudando a movimentar a economia, em um período onde havia pouco ou quase nenhum evento na cidade. O Encontro Nacional de Folguedos é com certeza a maior festa popular do nosso Estado", declara o chefe do executivo.

Governador participa da abertura dos Folguedos( Foto: Francisco Gilásio)

Quem confere o evento gosta do que vê a exemplos da aposentada Maria Ednolia, que veio com a família participar da primeira noite do evento e disse que ficou encantada. " Aqui desde a chegada somos recepcionados por artistas vestidos de lendas piauienses, sentei ali na calçada do Piauiês e pude ver a nossa história e o nosso costume de sentar nas calçadas. Fiquei encantada com as danças e cores. E claro, estou aproveitando para me deliciar com as nossas comidas típicas e aproveitar as bandas que são de muita qualidade, a apresentação do João Cláudio e Orquestra são com certeza uma das coisas mais lindas que já vi em relação ao rei do baião. O melhor é que é um evento feito para a população, aqui estão todos os piauienses representados, independente de classe social" disse a aposentada garantindo que irá conferir outros dias de festa.

No sábado se apresentam Zé Maxixe, Reisinho e Maclaine, Pedro e Benício e Farra da Gordinha. No domingo tem Dandinha e banda, Forró Minamora, Solteirões do Forró e Cavalo de Pau. E na segunda-feira (22), último dia do evento, sobem ao palco Cabeça de Cuia: banda É vip, Rosa Xote, Dorgival Dantas e  Andson Mendonça

Fonte: Tamyres Rebeca/CCom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: