EVENTO

Em edição virtual, Procissão das Sanfonas de Teresina homenageia Gonzaga

Realizado há 12 anos, o cortejo cultural exalta o legado de Luiz Gonzaga.


Evento

Evento Foto: Divulgação

A tradicional Procissão das Sanfonas, anualmente realizada em Teresina, teve neste domingo (2), pela primeira vez, uma edição virtual. O evento, promovido nesse formato devido à pandemia do novo coronavírus, foi divulgado nas mídias sociais da Colônia Gonzaguiana do Piauí, organizadora do evento.

Realizado há 12 anos, o cortejo cultural exalta o legado de Luiz Gonzaga. O evento acontece sempre no dia 2 agosto – data da morte do Rei do Baião. Tradicionalmente, a festividade leva nesse dia, a música nordestina para as ruas do Centro de Teresina-PI.

Este ano, a edição mobilizou músicos, cantores e fãs de Luiz Gonzaga para homenagear também Maria da Inglaterra e Sivuca. Maria é um ícone da cultura popular. A artista piauiense faleceu, aos 81 anos, em maio deste ano. Nessa edição, foi celebrado ainda o legado do poeta do som: Sivuca (1930 – 2006). O artista paraibano completaria 90 anos em 2020.

"Sempre buscamos fazer algo especial para os nossos eventos. A cada edição, a Procissão cresce. Devido à pandemia, celebramos a tradição, com a ajuda da tecnologia. Criamos uma videoarte com a participação de diversos gonzaguianos que sempre estão presentes nos eventos que realizamos. Os artistas Vagner Ribeiro e Zé Roraima compuseram a música 'Maria Passa na Frente' – uma canção alegre que também traz a mensagem de esperança para o tempo que vivemos. O povo gonzaguiano mostrou, mais uma vez, a força e importância da procissão", explica o idealizador do evento, Wilson Seraine.

Colônia Gonzaguiana do Piauí

A Colônia Gonzaguiana do Piauí é um grupo formado por fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores. As manifestações realizadas pela Colônia já integram o calendário de atividades culturais do Piauí.


Fonte: Andressa Kerllen

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: