Arte e Cultura

Comidas inspiradas no sertão são estrelas em evento gastronômico no IFPI neste sábado

Raízes do Sertão terá cardápio com ingredientes sertanejos e musicalidade de sanfoneiro.

Redação

Sábado - 10/08/2019 às 06:53



Foto: Divulgação Comidas do sertão
Comidas do sertão

Está tudo pronto para o Raízes do Sertão, que será realizado neste sábado (10), no campus Zona Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI) pelos estudantes do quinto período do curso de Gastronomia. O evento destaca as comidas do sertão em versões tradicionais e modernas a fim de valorizar a a cultura sertaneja piauiense e incentivar o empreendedorismo dos alunos. 

A estudante Larissa Rolim explica que no dia do evento, serão servidos seis pratos. "O Raízes do Sertão tem como objetivo dar visibilidade à toda riqueza que o sertão tem. Pegamos ingredientes tradicionais como maxixe, fava, buriti, e, depois de uma pesquisa, demos um tratamento especial que resultou em seis pratos: duas entradas, dois principais e duas sobremesas. Quem comparecer ao evento vai saborear todos os seis, no formato de menu degustação", explicou. 

A professora de Empreendedorismo do IFPI, Caroline Ferreira, organizadora do evento, explica que os próprios alunos escolheram a temática e buscaram trabalhar o tema. "Os alunos estão trabalhando com ingredientes locais, tomando como base os pratos tradicionais, fazendo releituras e inovando", afirma.

Haverá ainda uma atração musical confirmada: o sanfoneiro Júnior Fernandes, que levará forró de qualidade a quem for presenciar o evento gastronômico.

Menu Degustação

O Menu Degustação do Raízes do Sertão é composto das entradas Sertão Verde (sopa fria de maxixe com picles de cebola roxa) e Sertão da Roça (minibeijus com recheios de carne de porco com picles de pimenta de cheiro e salada de milho, feijão verde e torresmo); dos pratos principais Degustar Sertão (carne de sol com queijo coalho, quibebe de abóbora, chips de macaxeira e salada) e Rabafava (cozido de rabo bovino com fava, vinagrete de melado de cana, crispy de cebola e arroz) e as sobremesas Pudim de Macaxeira com Cajuína e Mil Folhas das Palmeiras (massa folhada com cremes de buriti e coco e caramelo dourado).

O menu pode ser acessado neste link

O evento Raízes do Sertão será realizado das 12h às 15h do dia 10 de agosto no campus Teresina Zona Sul do IFPI, localizado na avenida Pedro Freitas, 1020, bairro São Pedro. Os ingressos estão disponíveis no endereço bit.ly/raizesdosertao.


Mais informações:
Instagram: @raizesdosertaoifpi
Ingressos: bit.ly/raizesdosertao
Telefone/whatsapp: 99994-8449 (Carlos)  

Fonte: Carlos Alberto Sousa Lustosa Filho

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: