Arte e Cultura

Chico Chagas retorna à Teresina com o show "Gonzaga in Jazz"

Show com entrada franca será realizado em 30 de março, no Palácio da Música

Sexta - 22/03/2019 às 17:03



Foto: Reprodução Chico Chagas
Chico Chagas

Em sua segunda visita por terras teresinenses, o acordeonista, pianista, baixista, compositor e arranjador Chico Chagas, apresenta o show “Gonzaga in Jazz” no Palácio da Música, às 19h30 do dia 30 de março, com entrada franca. O show, criado em 2012 em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, será apresentado pela primeira vez no Piauí.

Chico Chagas é natural da Amazônia Brasileira, nasceu em Rio Branco, é acordeonista desde os 7 anos de idade, e logo começou a tocar profissionalmente, aos 8 anos, em um trio de forró, o Trio Mirim. Em seu portfólio, é possível conferir diversas produções, como os CDs “E por Falar Em Acordeon” (2006), “Um Chopin no Bach Ouvindo Um Forró” (2012) com música erudita em ritmos nordestinos, "O Mundo Mágico de Maria" (2015), com 13 lindas composições infantis em piano e acordeon inspirados no nascimento da sua primeira filha Maria Luisa, "Bossa Jazz" (2015), um sonho antigo completamente autoral e com direção musical de Nelson Faria, de Bossa Nova e Samba Jazz.

Já foi premiado como “Melhor Show de Jazz” (2009) no Kaunas Jazz Festival, na Lituânia, onde participavam João Bosco, Paquito D'Rivera, entre outros. Participou do Rock in Rio no Tributo à Cássia Eller, relembrando o Rock in Rio 3 de 2001, fez inúmeras gravações para a Tv Globo e trabalhou ao lado de nomes como: Adriana Calcanhoto, Alceu Valença, Caetano Veloso, Carlinhos, Cássia Eller, Chico César, Djavan, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Morais Moreira, Naná Caymmi, etc. Também foi um dos acordeonistas que gravou a trilha do filme 'De pai para filho', filme que conta a história de Luiz Gonzaga.

No exterior, gravou um CD em Torino na Itália com os músicos Aldo Mela e Enzo Zirilli, fez um grupo com o saxofonista britânico Dave O'Higgins, que foi duas vezes eleito o melhor sax jazz player de UK. No mesmo ano participou do festival de filmes brasileiros na Alemanha, dividindo o palco com os principais músicos de Stuttgart - Alemanha, como Franco Petrocca, Lorenzo Petrocca, Hans Fickelscher, o percussionista Bohdan Janke e o saxofonista Alexander Kuhn, entre outros. Em 2011, a Beltrami Accordions (Fisarmonicas Beltrami), da Itália, lançou o acordeon Modelo Chico Chagas. Em 2013 esteve em turnê solo em seis países da Europa, Alemanha, Portugal, Espanha, Suíça, França e Itália.  Participou em 2013 do Festival Internacional de Acordeon de Belo Horizonte com o show Chico Chagas Acordeon Trio (Christiano Galvão - bateria e Alexandre Cavallo - baixo).


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: