Arte e Cultura

Centenas de pessoas participam do lançamento da Procissão das Sanfonas em Teresina

A festa teve início com a realização do desfile de lançamento da coleção de camisas "#VivaoSertãoAlternativo"

Quinta - 06/06/2019 às 13:01



Foto: Divulgação Procissão das Sanfonas
Procissão das Sanfonas

Centenas de pessoas participam do lançamento da Procissão das Sanfonas em Teresina

Centenas de pessoas lotaram as arquibancadas do Complexo Cultural Club dos Diários, no Centro de Teresina, para ver as atrações do lançamento da 11ª Procissão das Sanfonas, nessa quarta-feira (5). Quinze músicos regionais se apresentaram durante o evento, que este ano recorda 30 anos das mortes de Luiz Gonzaga e de Raul Seixas, e homenageia o centenário do nascimento de Jackson do Pandeiro, com o tema "#VivaoSertãoAlternativo".

A festa teve início com a realização do desfile de lançamento da coleção de camisas "#VivaoSertãoAlternativo". Crianças, jovens, idosos, mulheres, pessoas com deficiência física e visual apresentaram o trabalho artístico desenvolvido por artistas piauienses. "Inclusão social e acessibilidade no sertão alternativo. Gonzaguianos com deficiência visual vieram de Campo Maior para prestigiar nosso evento. Trouxemos para o palco do Club dos Diários a diversidade da cultura nordestina. Celebrar essa diversidade é um dos intuitos da Procissão das Sanfonas deste ano", diz Vagner Ribeiro, músico e integrante da Colônia Gonzaguiana.

Carla Cleia, jornalista e vice-coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Deficiência do Instituto Federal do Piauí (IFPI), descreve a experiência de participar do desfile inclusivo. "Foi uma experiência única e sensacional. Para mim, é um enorme privilégio poder participar desse evento. Nos bastidores, sentimos a empolgação dos modelos, sobretudo das crianças e dos jovens, que esperavam ansiosos pelo momento", conta.

O presidente da Colônia Gonzaguiana do Piauí, Wilson Seraine, explica que outro objetivo do evento é mostrar para a sociedade que em Teresina existe um grupo que trabalha ativamente em prol da cultura nordestina. "São os reis do baião, do rock brasileiro e do ritmo que estamos festejando. Reis que mostraram ao mundo a beleza do nosso sertão alternativo. Vamos continuar trabalhando para manter viva as memórias desses artistas que tanto contribuíram para a cena cultural nordestina", disse.

A festa de lançamento contou com a participação das atrações musicais Roraima; Vagner Ribeiro; Gonzaga Lú; Flávio Moura; Écore Nascimento; José Quaresma; Bráulio; Robert Seixas & Banda Check-up; Wener Mariz; Marinaldo do Forró; Inácio Botelho; Antônio do Acordeon; Isaac; Luiz Marcos e Daniel Leal. O jingle da Procissão deste ano, gravado pelo músico regional Roraima, também foi divulgado durante o evento.

Procissão das Sanfonas 2019

A Procissão das Sanfonas está marcada para o dia 2 de agosto. O evento levará a música dos homenageados, deste ano, pelas ruas do Centro de Teresina. Realizada há 11 anos, a iniciativa já integra o calendário de atividades culturais da Colônia Gonzaguiana de Teresina (grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores).



Fonte: Andressa Kerllen

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: