DANÇA

Balé da Cidade disponibiliza espetáculo em comemoração aos seus 27 anos

Além de disponibilizar o espetáculo, o Balé da Cidade irá realizar ainda um bate-papo no seu Instagram com todo o elenco da Companhia.


Live

Live Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (30) o Balé da Cidade de Teresina completa 27 anos. São quase três décadas voltadas para a divulgação, articulação e produção de dança em Teresina. Para comemorar a data, a Companhia disponibilizou na íntegra o espetáculo O Código das Borboletas no seu canal no Youtube. O espetáculo ficará disponível até dia 5 de julho.

Além de disponibilizar o espetáculo, o Balé da Cidade irá realizar ainda um bate-papo no seu Instagram com todo o elenco da Companhia. Na live comemorativa, o Balé irá conversar um pouco sobre a trajetória do Balé, pensar sobre a nossa dança nesse momento e como pensamos na dança para o futuro.

"Essa é uma data muito especial para todos nós. Gostaríamos de comemorar junto ao público, com uma programação de dança. Mas, infelizmente, no momento isso não é possível. Decidimos então dar esse presente para quem gosta de nos acompanhar e aqueles que têm curiosidade de conhecer o Balé da Cidade de Teresina", explica Chica Silva, diretora da Companhia.

O Código das Borboletas é uma produção do bailarino carioca Rafael Gomes em parceria com o Balé da Cidade de Teresina. Sua estreia, em 2019, trouxe ao Balé um novo formato de apresentação. A temporada de estreia aconteceu em parques públicos de Teresina, de forma gratuita e próxima do público.

"Foi um processo inovador para todos nós. Tínhamos várias ideias e plano para 2020, mas, como todo mundo, fomos pegos de surpresa e tivemos de repensar o nosso trabalho. Nesse contexto de isolamento social iremos apresentar novidades também. Em breve iremos trazer uma boa notícia para todos", diz Janaína Lobo, coordenadora artística do Balé.

O Código das Borboletas

O Código das Borboletas

O Código das Borboletas derrete e é quente assim como os raios de sol. É surrealista. Nasce das cores e do movimento de revoada das borboletas, com suas trajetórias sinuosas e estado de espírito selvagem. Cria uma comunidade que tem sua comunicação própria, que coabita esse tempo/espaço como uma metáfora do viver junto, criando um comum que precisamos ocupar na vida para criar sentidos e dançar outras narrativas. A interação entre os corpos, os movimentos singulares, tudo faz parte dessa comunidade que se relaciona e se move a seu tempo. O amarelo de agitação e inquietude destaca a vitalidade de um mundo dinâmico e as sonoridades dão ritmo aos sentimentos/sensações.

Criação do bailarino e coreógrafo carioca Rafael Gomes.

Balé da Cidade de Teresina

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de Dança Contemporânea que há 27 anos atua no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. A Companhia vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta atualmente com 18 bailarinos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.

Fonte: Claryanna Alves

Próxima notícia

Dê sua opinião: