EXPOSIÇÃO

Azzurra Móveis celebra 30 anos e apresenta coleção Janelas do Sertão

Em parceria com a Plataforma 4, marca convidou um time de designers para emprestarem seu olhar sobre as belezas do Piauí


Poltrona Raízes - Sergio Matos

Poltrona Raízes - Sergio Matos Foto: Darci Bastos

Azzurra Móveis, marca brasileira especializada na fabricação de mobiliário para áreas internas e externas, completa seu trigésimo aniversário em 2019 e para comemorar, apresenta um novo conceito de showroom e promove o lançamento da coleção Janelas do Sertão, inspirada nas paisagens e contrastes da região do Piauí. A nova coleção traz peças assinadas por nomes consagrados do design nacional, como: Sergio J. Matos e Plataforma4, além de representantes regionais como Flavio Franco e Evangelina Guerra.

Com o objetivo de valorizar a mão de obra local e impulsionar os aspectos da região do Piauí, Elizabeth Mendonça, sócia-diretora da marca, convidou o estúdio colaborativo Plataforma4 para idealizar uma curadoria criativa e exprimir novas tendências por meio de uma linguagem regional e contemporânea. A partir do briefing, as designers convidaram outros profissionais da área para desenvolver a coleção.

O ponto de partida para a concepção dos produtos veio das imagens contidas no livro Piauí -- Sertão Rio Mar, do fotógrafo Valdeci Ribeiro. O livro apresenta fotografias da natureza riquíssima e pouco explorada da região, como as vegetações típicas do estado, entre elas: a litorânea, composta de manguezais; a caatinga, localizada no sudoeste do Piauí e que é típica do sertão nordestino onde há longos períodos de estiagem, vegetação baixa e esparsa, com arbustos e cactos; o cerrado, que é a savana local e a mata dos cocais que é uma transição da floresta amazônica com a caatinga, área verde e rica em palmeiras como babaçu e carnaúba.

Já o nome Janelas do Sertão representa o olhar dos designers para as belezas naturais existentes na região, como forma de um retorno às raízes, buscando reacender uma memória e criar um laço de afinidade por meio dos produtos.

Responsável pelo projeto do novo showroom da Azzurra, a arquiteta e designer Evangelina Guerra buscou utilizar uma linguagem contemporânea fazendo uso de alguns materiais como o Viroc, uma placa cimentícia trazida de Portugal. "Para a loja, a ideia principal foi uniformizar os "rasgos" de vidro externos com internos. Já a vitrine que antes tinha um pé direito duplo, nivelou-se a mesma altura das aberturas internas e ganhou toda a extensão da fachada, de forma que o revestimento que a compõe, parece flutuar", conta Evangelina.

"A nova coleção reforça o posicionamento da nossa marca em inserir o trabalho artesanal e autoral no mercado de decoração, além de valorizar as belezas da nossa região, tão rica em diversidade. Admiramos o trabalho da Plataforma4 e estamos muito felizes pela direção criativa e curadoria, que elas estão exercendo para a Azzurra Moveis", afirma Elizabeth Mendonça, sócia-diretora da marca.


Coleção Janelas do Sertão
Para a coleção, as designers da Plataforma4 contribuíram com sete linhas de móveis entre cadeiras, poltronas, mesas e sofás. Baseadas nas cores, regiões e paisagens do Piauí, as linhas são compostas por 15 produtos. Entre eles, a cadeira Guará, inspirada em um pássaro presente na paisagem do Piauí; as cadeiras e poltronas produzidas em corda náutica da linha Aguapé e Poti; o conjunto de sofá e poltrona da linha Gola, as poltronas e cadeiras da linha Sete Cidades, uma homenagem ao Parque Nacional do estado que leva o mesmo nome; a linha Igarapé, Inspirada nos pequenos cursos d`água rasos que correm praticamente no interior das matas, composta por mesa, buffet e bar; o sofá Sertões, com sua forma robusta e arredondada; além da poltrona Mangue Manso e da flexível mesa Manacá.

Devido a sua expertise no uso de materiais como a corda náutica e tubos de metal, o designer Sérgio J. Matos apresenta duas linhas de móveis para área externa - Dunas e Raízes -- inspiradas nas paisagens litorâneas e nos mangues piauienses. A linha Dunas é composta por mesa e poltrona que possuem curvas acentuadas e orgânicas, remetendo às areias brancas, lagoas e mar de águas cristalinas. Composta por sofá e poltrona, a linha Raízes lembra as raízes das árvores que crescem nos solos lodosos que compõem os manguezais. O designer também desenvolveu a cadeira Macramê, inspirada nas tramas do macramê, um dos trabalhos dos artesãos regionais, motivo de sustento da população local. As tramas são nítidas na estrutura do assento e espaldar da peça.

O designer Flávio Franco inspirou-se na Flor do sertão, planta que sobrevive ao sol e ao calor e no trabalho dos pescadores teresinenses dos rios Parnaíba e Poty para o desenvolvimento de duas peças. Para isso, criou a mesa Flor e a mesa Gancho em que utiliza chapas metálicas e lâminas de madeira natural.

Evangelina Guerra, além do projeto da fachada, também participa da coleção com peças como balanço em alumínio e corda náutica, e uma linha buffet com mesa de centro e mesa lateral em metal, madeira e vidro.

Sobre Azzurra Móveis
Fundada em Teresina, no Piauí, no ano de 1989 pelo casal de professores Edmilson Sátiro de Mendonça e Elizabeth Cardoso Marinho de Mendonça, a Azzurra Móveis atua com mobiliário no segmento coorporativo e residencial. Nesses 30 anos de atividade, a marca conquistou o mercado local e hoje é referência em produtos para áreas externas e internas. Desde 2002, a Azzurra apresenta produtos exclusivos, de designers nacionais com identidade própria e marcante. Além disso, responsabilidade e comprometimento socioambiental são os pilares da empresa que, por meio de incentivo e capacitação da mão de obra local, ensina técnicas que poderão ser utilizadas para aumento da renda familiar dessa população.

Fonte: Gabriella Mendes

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: