TREINAMENTO

Curso de Formação do aprovados para Guarda Municipal inicia em novembro

A grade curricular do Curso de Formação vai seguir as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP)


Planejamento de capacitação

Planejamento de capacitação Foto: Semcaspi Teresina

O secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integras (Semcaspi), Samuel Silveira, esteve reunido na tarde desta quinta-feira (15) com representantes do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE), da Universidade Estadual do Piauí, para tratar sobre o curso de formação dos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina.
Na reunião, ficou acertado que o curso vai ser iniciado no final de novembro e terá a duração de três meses, encerrando com uma solenidade de formatura dos novos agentes. "Essa reunião foi para traçar os marcos iniciais do curso de formação da Guarda Civil Municipal. Nós acreditamos que até o final de janeiro o curso será totalmente concluído. Nossa perspectiva é de colocar mais 300 guardas nas ruas, para fortalecer a contribuição que a Prefeitura Municipal de Teresina tem dado para a segurança pública da capital", disse Samuel Silveira.
A grade curricular do Curso de Formação vai seguir as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), levando em consideração as diretrizes que norteiam a atuação das Guardas Municipais existentes nas diversas regiões do país, respeitando e considerando as especificidades de cada região e terá a supervisão da Polícia Federal (PF).
"O curso de formação vai seguir o padrão adotado nacionalmente através da Senasp. Os alunos terão aulas de educação física, armamento e tiro, conhecimentos básicos na área jurídica e de abordagem, além dos direitos humanos e do papel das Guardas Municipais e da Gestão Integrada da Segurança Pública em nível Municipal", completou Samuel Silveira.
Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, a Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Semcaspi e atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa; parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão), além de realizar patrulhamentos preventivos nos prédios municipais públicos da zona Sul de Teresina, Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e Corredores e Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.

Fonte: Semcaspi Teresina

Próxima notícia

Dê sua opinião: