Saiba como consultar gratuitamente se seu nome está limpo

Documento é emitido online pela Receita Federal e não possui nenhum custo


CPF

CPF Foto: Divulgação

A Certidão de Regularidade do CPF é um documento emitido pela Receita Federal para atestar que o contribuinte está em dia com a União. Essa comprovação é necessária para realizar financiamentos, assumir cargos públicos, entre outras formalidades. O procedimento é feito online e não tem nenhum custo.

No tutorial a seguir, confira como tirar certidão negativa de débitos no site da Receita Federal. Você precisará apenas do número do CPF da pessoa interessada. O portal é compatível com os principais navegadores do mercado, como Chrome, Firefox e Edge.

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal (idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/certidoes-e-situacao-fiscal/certidao-de-regularidade/pessoa-fisica) e pressione a opção "Acesso Direto";

Passo 2. Digite o seu CPF e, logo abaixo, informe o código Captcha que aparece na imagem de verificação ao lado. Feito isso, assinale "Consultar" para gerar a sua certidão.

Caso a sua certidão não seja liberada pela Internet, você deverá comparecer a um posto de atendimento da Receita Federal com os seguintes documentos:

Requerimento de Certidão de Débitos;

Documento de Identificação oficial (original ou cópia autenticada) do contribuinte e do seu representante legal, se for o caso, sendo dispensado quando houver reconhecimento de firma;

Em caso de espólio, apresentar original ou cópia autenticada da certidão de óbito e do documento que comprove a legitimidade do solicitante;

Procuração (original ou cópia autenticada), se for o caso;

Comprovação da regularização das pendências;

Demonstrativo do Montante Parcelado, caso seja optante por parcelamento não consolidado (reabertura do REFIS, PRT, Pert, PRR, etc).

Fonte: TechTudo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
CPF
Próxima notícia

Dê sua opinião: