Ciência & Tecnologia

Índia propõe isenção fiscal para Apple expandir produção no país

A Apple quer expandir as instalações de seu fabricante terceirizado na região de Bengaluru

Terça - 23/05/2017 às 14:05



Foto: Startupi Apple
Apple

A Índia propôs isenção fiscal para Apple importar componentes de dispositivos móveis para fabricação local de aparelhos, disse nesta terça-feira uma importante autoridade do governo indiano. A concessão será sujeita à condição de aumentar a produção local em determinado período de tempo. A Apple quer expandir as instalações de seu fabricante terceirizado na região de Bengaluru, disse um ministro indiano, em um esforço da companhia para expandir a participação em um dos maiores mercados de smartphones do mundo.

Com sede em Cupertino, na Califórnia, a gigante norte-americana começou na semana passada a fabricar o iPhone SE na unidade do fabricante taiwanês contratado Wistron, em Bengaluru. A Apple, que vendeu mais de 50 milhões de iPhones no trimestre encerrado em março, queda de 1 por cento na base anual, vem buscando novos mercados, à medida que as vendas enfraquecem na China. Entre o conjunto de concessões, a companhia inicialmente queria isenção fiscal de 15 anos para todos os componentes que importaria para montar uma unidade de fabricação na Índia.

Um painel de ministérios rejeitou a demanda e ofereceu um programa em fases para aumentar a produção local, disse Aruna Sundararajan, secretária do Ministério de Eletrônicos e Tecnologia da Informação. "Nós oferecemos a eles isenções fiscais em componentes que não podem ser fabricados na Índia", explicou Sundararajan à Reuters, acrescentando que a produção local de componentes teria que ser aumentada gradualmente.

A Apple não estava imediatamente disponível para comentar o assunto. Anteriormente, o ministro para Eletrônicos e Tecnologia da Informação, Ravi Shankar Prasad, disse que autoridades do governo estavam em contato com a Apple e outras fabricantes de smartphones sobre a expansão das instalações e abertura de novas. Participantes do setor estimam que a produção total de aparelhos móveis na Índia tenha atingido cerca de 900 bilhoes de rúpias indianas (13,9 bilhões de dólares), ante 540 bilhões de rúpias no ano anterior. 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: