Cidade

Zonas leste e sul recebem a Faxina nos Bairros neste sábado (09)

FMS pede empenho da população em recolher o lixo dos quintais para que seja recolhido

Sexta - 08/06/2018 às 14:06



Foto: Ascom Limpeza
Limpeza

A Faxina nos Bairros de deste sábado (09) chega à região do Porto do Centro e Basilar (Vila Santa Clara), zonas leste e sul de Teresina respectivamente. A atividade, que começa às 8h em ambos os locais, é feita em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).
 

A faxina tem como objetivo eliminar todos os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Semanalmente, os moradores de dois bairros da cidade são orientados pelos agentes de saúde a fazer uma limpeza dentro de suas casas e depositar o lixo na calçada no sábado, quando ele será recolhido pelas equipes da SDU. “Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.


Ainda no sábado, a equipe da FMS faz uma caminhada educativa, orientando a população sobre medidas preventivas de combate à dengue, zika e chikungunya e os males trazidos por estas doenças.


Semanalmente, as equipes escolhem um ponto de partida no bairro e determinam um quadrante a ser contemplado pela ação. Na zona Sul, o ponto de encontro será na Igreja Católica do bairro, e de lá percorrem o quadrante formado pelas ruas João França do Vale, Joca Claudinho, Rua 2 Lot. Parque Porto Alegre e Rua Alencar Matos. No Porto do Centro, o ponto de encontro será o CMEI Prof Raimunda Martins Nunes Portela, e o quadrante formado pela Avenida Presidente Kennedy e as ruas Dep. Sebastião Leal, Dom Bosco e Rua Luis Lopes Sobrinho.


A Faxina nos Bairros acontece desde dezembro de 2015 e desde então tem incrementado as ações de controle vetorial da FMS, contribuindo para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. Mas para isso, é indispensável a colaboração da comunidade. “A gente faz esse apelo para que as pessoas retirem carcaça de fogão, geladeira, pneus, qualquer outro material que não queira mais, e coloque na porta da sua calçada que a gente vai retirar amanhã”, diz Oriana Bezerra.
 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: