FRATERNIDADE

Wellington fala da importância do cuidado com o outro

Fraternidade: Wellington fala da importância do cuidado com o outro


Fraternidade

Fraternidade Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias participou, nesta quinta-feira (27), do lançamento da Campanha da Fraternidade 2020, que traz como tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). A cerimônia foi realizada na Residência Episcopal, em Teresina.

A Campanha da Fraternidade 2020 foi lançada nacionalmente, nesta Quarta-Feira de Cinzas (26), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No Piauí, foi lançada pela Arquidiocese de Teresina. A ação busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, sobre o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta – casa comum.

Wellington ressaltou que a temática é muito importante neste momento que o país vive. “A Campanha da Fraternidade, atualizada como sempre, traz uma temática muito necessária no Brasil, visto que voltamos a ter um problema social grave: cresce o número de pessoas, infelizmente, na linha da pobreza, uma coisa que o Brasil estava superando e está de volta. Nesse sentido, encaminhei, e a Assembleia Legislativa aprovou, um programa específico para lidar de uma forma segura e também como marco legal para trabalhar com pessoas em situação de rua”, disse Dias.

O governador mencionou ainda o desafio da saúde, por conta do coronavírus, e também a questão da política de paz. “A campanha também traz essa linha da compaixão, no sentido da paz, do cuidado com outro, que tem também muito a ver com esse momento que estamos vivendo de turbulência. Além do desafio, que já é gigante, de cuidar da própria saúde, agora com a disseminação do coronavírus, ou seja, a necessidade de termos uma posição de muito esforço coletivo, a união de cientistas do mundo inteiro na busca de uma alternativa. Trata ainda da política de paz, pois vivenciamos um momento em que a economia está muito tumultuada, há a necessidade de diálogo entre os poderes e acho que a Campanha da Fraternidade traz uma reflexão importante com base na palavra de Deus, mas muito centrada na realidade do Brasil”, afirmou o gestor.

O arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito, destacou que o objetivo da campanha é a proteção da vida. “A campanha pretende, sobretudo, chamar atenção para onde a vida está ameaçada. O grande objetivo é não deixar que nossos olhos fiquem turvados pela indiferença e se acostumem com a violência, com o descaso, com o descarte que percebemos na sociedade atual, tanto a nível pessoal quanto institucional. Essa diferença e esse descarte é precisamente aquilo que queremos chamar atenção. Não podemos ser cristãos assim; não podemos agir dessa maneira”, disse dom Jacinto.

Para a vice-governadora Regina Sousa, a campanha pretende incentivar as relações de mútuo cuidado entre as pessoas e a partilha. “A Igreja Católica tem sido muito feliz na escolha dos temas ultimamente nas campanhas, a questão da natureza, do planeta e agora a questão do outro, das pessoas, do cuidado dos que mais precisam. Então, é um tema bem atual, muito pertinente, porque não há futuro sem partilha, se você não compartilhar, esse planeta não tem futuro. Ao mesmo tempo em que se cuida das pessoas, está cuidando da sobrevivência deste planeta. Portanto, só espero que as pessoas vivam essa mensagem”, frisou Sousa.

Segundo o coordenador da campanha, padre Leonildo Campelo, agora a ação será amplamente divulgada. “Vamos fazer o repasse na Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores, na Prefeitura de Teresina, faculdades, universidades, paróquias e comunidades, a fim de multiplicar e divulgar a Campanha da Fraternidade, no qual a tônica é a espiritualidade. A arrecadação será feita na missa de Ramos, esse gesto concreto será revestido em obra de caridade para ajudar nossos irmãos necessitados”, destaca Campelo.

A camisa da campanha já está disponível para aquisição no Centro Pastoral Paulo VI pelo valor de 20 reais. O montante arrecadado com as vendas das camisas é destinado ao Fundo Nacional da Solidariedade, gerido pela CNBB, e outra parte para os projetos da arquidiocese.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: