Cidade

UniFacid recebe Selo de Instituição Socialmente Responsável

Para receber o selo, as instituições precisam cumprir uma série de atividades que devem ser registradas na plataforma da campanha.

Redação

Sexta - 04/12/2020 às 11:59



Foto: Divulgação Selo Ambiental
Selo Ambiental

O Centro Universitário UniFacid conquistou o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) quando reconhece as instituições de ensino superior pelas suas ações em benefício da sociedade. A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

Para receber o selo, as instituições precisam cumprir uma série de atividades que devem ser registradas na plataforma da campanha. O objetivo é promover benefícios sociais à comunidade onde a instituição está inserida, bem como também reconhecer a importância dessa ligação necessária entre a academia e a sociedade. O selo é o reconhecimento às instituições que implementaram ações de sustentabilidade e responsabilidade social em benefício da sociedade.

Em outubro, o UniFacid realizou mais uma edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, momento em que o Centro Universitário promoveu ações relacionadas às três dimensões da Sustentabilidade: ambiental, econômica e social. O tema principal foi Economia Circular, que visa combater o antigo formato “extrair”, “produzir” e “desperdiçar”.

"Há 15 anos participamos do evento, sempre no intuito de agregar alunos, professores e demais pessoas interessadas em fazer a diferença e transformar a teoria em prática – tudo por um mundo melhor e objetivando sempre o alcance de uma sociedade mais justa e igualitária para todos", afirma o Prof. Vinícius Pereira, Reitor do UniFacid.

Em decorrência da pandemia, a Semana aconteceu de forma on-line. Totalmente gratuita, a programação contou com palestras, debates e lives, e diversas atividades nas áreas de Psicologia, Business, Engenharia, Radiologia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição, Gastronomia, Educação Física, Fisioterapia, Design e Terapia Ocupacional, levando prestação de serviços à comunidade.

Campanha da ABMES
Realizada desde 2005 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano. Os projetos podem ser das mais diversas áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente de forma que estimulem no ambiente acadêmico o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva. As instituições participantes, que comprovam a realização das ações, são certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.

Concurso Silvio Tendler de Vídeos
Em 2020, a AMBES também realiza uma edição especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O principal objetivo desta edição especial é dar visibilidade às ações das IES e permitir a troca de ideias sobre responsabilidade social, pandemia e o papel das instituições nesse contexto. O concurso selecionará até 4 vencedores e terá como foco vídeos que relatem como a IES se adaptou ao ensino remoto. As inscrições serão aceitas até o dia 8 de janeiro de 2021 e poderão participar todas as instituições que aderiram à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2020. As inscrições e o regulamento completo da campanha estão disponíveis no site da ABMES em https://responsabilidadesocial.abmes.org.br/

Fonte: Marcos Sávio

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: