Cidade

Teresina: saiba para onde ir em caso de síndrome gripal

Unidades Básicas de Saúde locais atenderam 849 pessoas somente na última semana

Da Redação

Quinta - 09/04/2020 às 15:47



Foto: Reprodução UBS do bairro São Pedro
UBS do bairro São Pedro

Os teresinenses poderão recorrer à 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que darão assistência exclusiva a casos leves de síndrome gripal. Já os casos mais complexos devem ir aos hospitais dos bairros ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), que são porta aberta, com exceção do Hospital do Monte Castelo, que é exclusivo para casos encaminhados via SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência).

“Se o paciente tem sintomas comuns de gripe ou resfriado, como febre baixa, coriza, dores pelo corpo, dor de cabeça, fique em casa, isolado, observando os sinais. Se precisa de atestado médico vá até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Agora, se apresentar tosse persistente, febre alta que não melhora ou outra complicação mais grave como falta de ar, as pessoas não devem ir diretamente para o Hospital do Monte Castelo e sim para outras unidades de saúde. Se for necessário, os profissionais encaminharão, via SAMU, o paciente que tiver suspeita de Coronavírus para internação no Hospital do Monte  Castelo.”, diz Jesus Mousinho, diretora de Assistência Especializada da FMS.

Somente na última semana, as Unidades Básicas de Saúde locais atenderam 849 pessoas apresentando sintomas gripais e as equipes utilizaram o “Fast-track”, protocolo do Ministério da Saúde para agilizar os atendimentos. “Temos 20 UBS exclusivas para casos de Síndrome Gripal, mas as outras 71 UBS estão atendendo outros casos de problemas de saúde”, informa Karoline Alencar Rodrigues, Gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica.

A FMS está construindo dois Hospitais de Campanha para atender exclusivamente casos de COVID-19, um localizado na quadra de badminton da Universidade Federal do Piauí e outro no Lar da Fraternidade. A previsão é de que a conclusão da parte estrutural dos hospitais de campanha ocorra em 15 dias.



Confira a lista das UBS com atendimento exclusivo para síndrome gripal

SUL
UBS Portal da Alegria
UBS Irmã Dulce
UBS Dagmar Mazza
UBS Parque Piauí
UBS Monte Castelo
UBS Promorar

SUDESTE
UBS Todos os Santos
UBS Novo Horizonte
UBS Carlos Alberto Cordeiro

NORTE
UBS Poty Velho
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Real Copagre
UBS Karla Ivana
UBS Mocambinho

LESTE
UBS Taquari
UBS Planalto Uruguai
UBS Cidade Jardim
UBS Satélite
UBS Santa Isabel
UBS São João

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: