AÇÃO

Setor industrial propõe para 2020 a criação do “Pacto pelo Piauí”

O projeto é uma das saídas para novos investimentos e estímulo ao crescimento dos negócios da indústria piauiense


Industria

Industria Foto: Arquivo/Agência Brasil


A indústria piauiense segue em desenvolvimento, mas ainda com muitos desafios. Existem gargalos que estão impedindo o crescimento mais acelerado de investimentos e valorização do setor. Por este fato, o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) tem apresentado propostas para a criação do Pacto pelo Piauí, com a intenção de expandir os negócios do Estado.

Há cerca de dez anos, foi realizado pela então Associação Industrial do Piauí (AIP), um fórum para discutir as principais dificuldades identificadas naquele momento que poderiam ser trabalhadas e alcançar bons resultados.

Em 2010, foram feitas 65 propostas, e muitos dilemas ainda se mantêm à resolver. As principais falhas identificadas são, por exemplo, problemas da infraestrutura, expansão do cerrado, agricultura na região norte piauiense, limites para novas fontes de energia, falta aproveitamento de agricultura, agropecuária, a questão da mineração que há uma década parecia ser uma grande saída para o Piauí, principalmente mineração de ferro.

O presidente do CIEPI, Andrade Júnior, comenta que apenas 5% das proposições foram cumpridas e informa alguns pontos que precisam ter mais atenção por parte dos governantes.

“Na primeira reunião deste ano que nós realizamos, fizemos uma avaliação da indústria piauiense na última década e, percebemos que pelo menos 95% do que prospectamos como importante para ter um Estado desenvolvido, que estimulasse principalmente o empreendedorismo, não foi executado. Alguns dos gargalos presentes são, por exemplo, a Transnordestina que praticamente não saiu do lugar; a questão do saneamento básico e esgotamento sanitário, no qual mantemos o mesmo percentual de casas atendidas”, relata.

Como saída para novos investimentos e estímulo ao crescimento dos negócios, o presidente aponta a criação do Pacto pelo Piauí na intenção de alcançar melhores resultados.

“A solução para os problemas do Piauí está na indústria. Estamos propondo para 2020, a criação de um Pacto pelo Piauí, um pacto pela indústria. O que imaginamos: todos os órgãos, cada deputado, cada executivo, ao tomar uma decisão se questione se vai prejudicar a indústria. Com uma indústria forte, teremos um comércio forte e um Estado desenvolvido efetivamente”, informa o presidente do CIEPI.

Fonte: Iconenoticia

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: